Com o crescente volume de negócios em escala mundial e a imensa quantidade de produtos fabricados diariamente, aumenta também a quantidade de lixo gerado e de materiais que precisam ser mandados de volta à sua origem. Esse tráfego de produtos no sentido contrário da cadeia de produção normal (dos clientes em direção às indústrias) precisa ser tratado adequadamente, para evitar trabalho e custos extras.
A Logística Reversa é a área responsável por este fluxo reverso de produtos. A importância deste processo reside em dois extremos:
Seguindo esse conceito, a SEMA - Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - regulamenta que as empresas obrigadas a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos fabricados, após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, conforme a LEI Nº 12.305, DE 02 DE AGOSTO DE 2010.
O Sindmadeira está trabalhando, junto com seus associados, no desenvolvimento de estratégia para que as empresas de nossa região se ajustem à nova regulamentação, evitando problemas futuros.
Entre em contato com o sindicato e informe-se sobre as próximas reuniões relacionadas ao tema.
Envie para um amigo