Os campeões regionais do Prêmio Finep de Inovação – Edição 2014 serão premiados nesta quarta-feira (dia 5), em cerimônia que acontece no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Com três representantes entre os 26 ganhadores, o Paraná é destaque no prêmio anual, criado para reconhecer e divulgar esforços inovadores realizados por empresas, instituições sem fins lucrativos e pessoas físicas, desenvolvidos no Brasil. O Prêmio Finep de Inovação é fruto da parceria do Governo Federal e Ministério da Ciência e Tecnologia e é o mais importante instrumento de estímulo e reconhecimento à inovação no País.
O sócio-fundador da CarobHouse, Luiz Carmine Giunti de Oliveira, foi o vencedor da categoria Inventor Inovador do Prêmio Finep 2014 – Região Sul. Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos da CarobHouse, Carmine Giunti desenvolveu uma formulação balanceada, utilizando como principal matéria prima a alfarroba e lançou no mercado como uma alternativa ao chocolate convencional, ideal para pessoas com restrições alimentares ou que optam por alimentos mais saudáveis.
Como resultado destas pesquisas, iniciadas em 1990, nasceu a CarobHouse, única empresa brasileira que fabrica produtos a base de alfarroba no país. Trata-se de um alimento muito semelhante ao chocolate, mas sem estimulantes como a cafeína e a teobromina. Além disso, tem baixo índice glicêmico e mais rico em fibras, minerais e vitaminas, sem adição de açúcar, sem glúten e sem qualquer ingrediente de origem animal. “O prêmio de Inventor Inovador é um enorme orgulho para toda equipe CarobHouse e também a certeza de que temos desenvolvido um excelente trabalho, sempre zelando pela saúde de nossos consumidores e qualidade dos nossos produtos”, afirmou Carmine Giunti.
Muito embora seja único no mercado, os produtos a base de alfarroba possuem odor, textura e aparência similar ao cacau, mas difere no sabor. Tanta semelhança originou sabores e formatos criados pela CarobHouse , que vão desde a barrinha, passando pelo tablete e creme de avelã em pote, até as caixas de bombons nos variados sabores: passas, avelã, castanha e damasco.
O Prêmio Finep contempla oito categorias no total: seis regionais e nacionais e duas exclusivamente nacionais. Os primeiros colocados regionais, em cada categoria, competem também na final nacional, que acontece em Brasília. Serão distribuídos entre os vencedores R$ 8 milhões em prêmios. Entre os paranaenses também foram contemplados a Biodiversité (categoria Pequena Empresa) e a Angelus Ciência e Tecnologia (categoria média empresa).
Envie para um amigo