Os 75 anos da Fiep e o apoio à competitividade
Fruto do idealismo de empresários que perceberam a importância da união para fortalecer o setor industrial paranaense, nascia em 18 de agosto de 1944 a Federação das Indústrias do Paraná. Nesses 75 anos, a Fiep cumpriu plenamente a missão para a qual foi criada, contribuindo para que o Estado passasse por uma verdadeira transformação econômica, abrigando atualmente o quarto principal parque industrial do país.
Muito dessa evolução se deveu ao intenso trabalho de defesa de interesses da indústria, que a entidade segue executando com persistência até hoje. A Fiep mantém contato permanente com diferentes esferas do poder público, apresentando as demandas do setor em busca de um melhor ambiente para investimentos produtivos e a consequente geração de empregos e renda.
Mais do que isso, junto com as outras instituições que compõem o Sistema Fiep – Sesi, Senai e IEL – oferece soluções para ampliar a competitividade das indústrias e abrir novas possibilidades de negócios. Tudo isso faz com que, depois de 75 anos, a Fiep seja reconhecida como a principal entidade empresarial do Paraná e uma referência para outras Federações de Indústrias do Brasil.
Comemoração
Para celebrar os 75 anos da Fiep, acontece nesta quinta-feira (15), no Campus da Indústria, em Curitiba, uma solenidade que vai reunir industriais, lideranças do setor e autoridades. O evento será marcado por homenagens a empresários, empresas e profissionais que, por sua atuação, contribuem ou contribuíram para o desenvolvimento da indústria paranaense. Os homenageados foram indicados por sindicatos filiados à Fiep e pela direção da entidade.
Conheça os homenageados
|
Investimentos pela competitividade
Para ampliar sua capacidade de prestar serviços que criem um setor industrial cada vez mais competitivo, o Sistema Fiep também entrega, no mesmo dia, suas novas instalações no Campus da Indústria. Para o edifício, que tem área total de 26,6 mil metros quadrados, serão transferidos o Colégio Sesi Internacional e os laboratórios do Instituto Senai de Inovação (ISI) em Eletroquímica.
Atuando desde 2013 e contando com equipamentos de última geração, o ISI desenvolve projetos de pesquisa aplicada, sempre em parceria com indústrias, em áreas como nanotecnologia, corrosão, baterias, sensores e revestimentos industriais, entre outras. Deles resultam tecnologias ou produtos inovadores que potencializam os resultados das empresas.
O novo edifício conta com 31 salas de aula e laboratórios escolares para abrigar a unidade do Colégio Sesi Internacional que já funciona no Campus da Indústria, ofertando ensino bilíngue. No espaço, também serão ofertados cursos das Faculdades da Indústria.
Modernização em favor da indústria
|