e receba nosso informativo
Publicado em 31/10/2016
Fonte: Agência Gestão CT&I
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) informou que prepara, para ser lançada em dezembro, a 4ª Chamada Coordenada Brasil – União Europeia em Tecnologias da Informação e Comunicação. O edital, que disponibilizará 8 milhões de euros, apoiará projetos de pesquisa em Internet das Coisas, computação em nuvem e 5G.
Segundo o coordenador de Projetos da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Wanderson Paim, a chamada determina a aplicação de 44,45% dos recursos de cada projeto em instituições nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Cada proposta deverá ser avaliada por no mínimo quatro especialistas, sendo dois brasileiros e dois europeus. "As regras de participação do lado brasileiro são diferentes daquelas aplicadas do lado europeu. Um exemplo é o financiamento de empresas privadas", explicou Paim, um dos organizadores do edital.
Para os europeus, são elegíveis empresas privadas de qualquer porte. Já os brasileiros consideram aptos a requerer parte dos recursos centros, institutos de pesquisa ou entidades brasileiras de ensino, oficiais ou reconhecidas, credenciadas pelo Comitê da Área de Tecnologia da Informação (Cati) ou empresas incubadas em incubadoras credenciadas no Cati.
Na 3ª Chamada, a RNP selecionou cinco das 38 propostas recebidas. Os projetos estão sendo desenvolvidos nas áreas de computação em nuvem, computação de alto desempenho e plataformas experimentais com ênfase na competitividade das empresas.
Para mais informações, clique aqui.
Envie para um amigo