e receba nosso informativo
Publicado em 31/07/2015
O evento aconteceu em Pernambuco, no mês de agosto, reunindo cerca de 1.500 participantes. Big Data, Internet das Coisas, Indústria do Futuro e a cooperação entre startups e grandes empresas foram os principais assuntos abordados.
Promoveu o encontro dos principais atores do sistema nacional de inovação com especialistas do Brasil e do exterior e discutiu temas de fronteira em inovação. Este foi o objetivo da 15ª Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, que ocorreu entre os dias 24 e 26 de agosto, no Sheraton Reserva do Paiva Hotel, em Cabo de Santo Agostinho (PE).
Especialistas dos Estados Unidos, Irlanda e Israel estiveram presentes no evento, que teve como tema “Inovação e Competitividade Globais: Construindo as pontes com o futuro”.
“No cenário de instabilidades e indefinições que vivemos no Brasil de 2015 e talvez 2016, precisamos refletir sobre a adoção de modelos de inovação flexíveis e abertos, e que consigam atrair pessoas com alto potencial, trabalhando em projetos vitais para o futuro das empresas”, ressaltou Celso Barbosa, coordenador geral da Conferência.
Um dos keynote speakers foi Yishai Ashlag, sócio da Goldratt Consulting (Israel), que falou sobre a inovação como chave para a competitividade global, impulsionando o debate sobre a trasnacionalização das empresas brasileiras.
O evento ainda contou com apresentações de Don Brown, Diretor do Instituto de Big Data da Universidade de Virginia (EUA), e Donagh Horgan, arquiteto especialista em design thinking (Irlanda). Eles participaram de um painel sobre a revolução digital apoiada pelas tecnologias do Big Data e da Internet das Coisas.
Na Conferência, também esteve presente Egon Daxbacher, gerente sênior responsável pela implantação do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Engenharia da fábrica Jeep, da FCA – Fiat Chrysler Automobiles, em Goiana (PE). Ele participou de um painel sobre a indústria do futuro.
Além das palestras, a programação incluiu oficinas e a apresentação de cases de sucesso de inovação, em um ambiente único e aberto, que promoveu a interação entre todos os participantes do evento. “Neste ano, recebemos o número recorde de 142 cases de inovação. Um Comitê Técnico composto por integrantes da Anpei e especialistas do sistema nacional de inovação selecionou 33 cases para as apresentações na Conferência”, explicou Barbosa.
O evento contou com a presença de um representante dos Observatórios Sesi/Senai/IEL, o qual também esteve expondo um trabalho realizado por este.
Fonte: Anpei
Envie para um amigo