e receba nosso informativo
Publicado em 27/11/2014
A "largada" do Grand Prix em Metalmecânica aconteceu logo após a inauguração do Laboratório Aberto em Metalmecânica em Maringá - PR. O objetivo do Grand Prix foi apresentar soluções para problemas enfrentados pelas indústrias do segmento metalmecânico e sucroenergético de Maringá e região. Durante 48 horas seguidas, equipes multidisciplinares apresentaram propostas inovadoras para a resolução de desafios da indústria do setor. A disputa teve a participação de três escuderias com possibilidade de trabalhar dois desafios, levantados durante uma reunião realizada em outubro com indústrias da região, que apontaram as principais dificuldades dos segmentos. As ideias foram avaliadas por uma equipe formada pela organização e por empresários do setor. O resultado final ocorreu no dia 21 de novembro com a apresentação das soluções.
"O Grand Prix é uma corrida de inovação aberta para geração de ideias inovadoras, a partir dos desafios da indústria local com contribuição da própria indústria para resolução dos problemas. A palavra chave do Grand Prix é "cocriação". O formato é de game para motivá-los a desenvolver maior quantidade e qualidade. Quem participa dessa corrida nas escuderias são pessoas de formações diferentes e complementares, empreendedores, alunos, técnicos e engenheiros do Senai e designers. Aqui eles entendem o problema, elaboram ideias e tangibilizam ideias prototipando dentro do ambiente do laboratório aberto. Que é um espaço de cocriação de desenvolvimento de ideias que está no IST de Metalmecânica. Então o Grand Prix funciona como um pulmão de ideias para serem desenvolvidas ao longo do ano no laboratório aberto com participação direta das indústrias" comentou a Especialista de Desenvolvimento Industrial Senai - Departamento Nacional - Unidade de Inovação e Tecnologia, Juliana Gavini Ulina.
O Grand Prix Senai de Inovação foi uma iniciativa do Senai Departamento Nacional – DN, com o objetivo de promover cultura da inovação aberta, através da solução de desafios apresentados pela sociedade e setores industriais, por meio da colaboração de empresas, alunos e pesquisadores. As equipes participantes eram compostas por 6 integrantes cada Equipe Azul – BLUETEC (Equipe Vencedora), Equipe Amarela – Ingájamento (Melhor Ideia - Lâmina dupla com quatro cortes) e Equipe Vermelha – ImãGeração. Além das escuderias ainda participaram mais de 25 empresas interagindo com as equipes e 15 apoiadores no back office auxiliando as equipes de forma técnica e operacional. As escuderias geraram mais de 100 ideias, das quais quinze foram selecionadas para participar da banca com empresários simulando uma banca de investidores.
A melhor ideia já foi qualificada para o Edital Senai de Inovação, sendo que as demais ideias poderão ser desenvolvidas no Laboratório Aberto, envolvendo as indústrias interessadas em adotar a proposta inovadora. As ideias geradas nesse Grand Prix e nos anteriores podem ser acessadas e comentadas pelo público em geral na Plataforma de Inovação Aberta.
A Coordenadora Ariane Hinça Schneider apresentou a palestra: "Tendências de Mercado para o Setor Metalmecânico" além disso durante a semana interira a equipe técnica dos Observatórios Sesi/Senai/IEL participou integrando a equipe de organização e back office do Grand Prix em Metalmecânica. Iniciativas como esta atendem as ações especifidas nas quatros Visões de futuro da Rota estratégica do Setor Metal-mecânico atendendo fatores críticos como integração, competitividade, P&D e formação, fomento, gestão estratégica, representatividade, interação indústria com instituições de ensino e pesquisa, descentralização da formação e tecnologias.
Conheça sobre a Plataforma de Inovação Aberta, cadastre-se e participe.
Assista a reportagem: Alunos e professores do Senai participam de um desafio tecnológico (G1 Paraná - RPC TV)
Leia mais.
Grand Prix Senai de Inovação começa quarta-feira em Maringá
Fonte: Observatórios
Envie para um amigo