e receba nosso informativo
Publicado em 13/12/2017
Ao longo de 2017, a equipe técnica da Articulação da Rota Metal-Mecânica dos Observatórios Sistema Fiep, realizou diversas ações estratégicas para atender às demandas do setor.
A Articulação da Rota Metal-Mecânica trabalhou no Monitoramento das 4 Visões de Futuro, traçadas no Roadmap que guia os nossos trabalhos.
No 1° quadrimestre do ano, os Grupos de Trabalhos, que reúnem diversos atores estratégicos do setor, realizaram cinco encontros. O Grupo de Trabalho Competitividade, em conjunto com a Articulação do Setor Automotivo, recebeu a equipe de Economia, Desenvolvimento e Fomento da Fiep e os integrantes do Programa Tecnova, para um encontro sobre experiências industriais de acesso ao crédito. O GT também recebeu a Fomento Paraná para conhecer seu Guia para tomada de crédito.
O Grupo de Trabalho Gestão e Formação de Recursos Humanos, atuou no projeto sobre Indústria 4.0 aplicada aos Recursos Humanos, com discussões tanto nos processos produtivos do setor, quanto no ambiente de formação nas universidades. O primeiro projeto idealizado foi “Oportunidade de qualificação profissional/tecnológica, por meio de instalação robótica para treinamento de estudantes e trabalhadores”, do qual iniciaram seus próprios projetos, a PUC/PR e UTFPR, com o intuito era disponibilizar aos alunos, empresas e comunidade, os laboratórios nas universidades para qualificação em robótica, no contexto de Indústria 4.0.
Em parceria com o Sindimetal/PR, o GT promoveu um evento que reuniu cerca de 50 participantes e discutiu amplamente o conceito Indústria 4.0, com olhar voltado aos Recursos Humanos. Participaram palestrantes de Universidades, contribuindo para discussão sobre a formação de um novo profissional e transformação cultural nas organizações, bem como a Bosch, instituição parceira da Articulação, compartilhando suas experiências no setor produtivo.
A Articulação da Rota Metal-Mecânica também monitorou informações sobre o tema a nível nacional, como a Estratégia Nacional para Indústria 4.0, iniciativa do MDIC, com parcerias internacionais como a Alemanha, e o Projeto Indústria 2027, que irá identificar inovações disruptivas dos sistemas produtivos que podem influenciar o futuro de diversos setores industriais.
O Grupo de Trabalho Tecnologias-Chave realizou uma visita à Unidade Senai CIC, provedora de soluções e tecnologias para o setor Metal-Mecânico. Na ocasião, o Grupo também teve oportunidade de visualizar a construção das instalações do FAB LAB, laboratório aberto de inovação, que hoje se encontra à disposição para o setor e toda a comunidade.
Durante o ano de 2017, participamos de diversos eventos com temas de interesse do setor, entre eles, Jornada para o mundo Digital evento sobre Indústria 4.0, realizado pela Fiep e do Seminário da Copel Programa Distribuição do Futuro - Robótica Aplicada à Distribuição, monitorando informações sobre aplicações robóticas no Setor de Energia. Apoiamos a realização do 14º Fórum SAE Brasil Tecnologia de Motores Diesel, realizado em Curitiba. Em alinhamento com temas discutidos nos Grupos de Trabalho, participamos do Seminário de Logística Reversa e Universo Sistema Fiep. Também prestigiamos o lançamento da Bússola da Inovação e da Sustentabilidade do Paraná, dois panoramas que vão de encontro às visões de Futuro do Roadmap de Metal-Mecânica. Por fim, no mês de novembro, participamos do Encontro de encerramento anual do Sindipeças-PR, fizemos uma visita técnica à montadora de máquinas para construção, Caterpillar e apoiamos a realização do 8º Simpósio SAE BRASIL de Sistemas de Manufatura.
No ano de 2018, os Observatórios Sistema Fiep irão dar continuidade ao projeto Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense, onde o Metal-Mecânico é um dos setores identificados e priorizados. Serão realizados os painéis de especialistas, com mobilização de toda a cadeia produtiva do setor, órgãos de governo, universidades, instituições de pesquisa e demais interessados, para construção coletiva do Roadmap Metal-mecânico 2031, onde serão traçadas as visões e ações de futuro para o setor no estado.
Para mais informações sobre a Articulação da Rota Metal-Mecânica, entre em contato:
Tel: (41) 3271-7443
E-mail: observatorios.rota.metalmecanica@fiepr.org.br
Envie para um amigo