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Publicado em 03/07/2017
Fonte: Agência Fiep
Indústrias paranaenses tiveram oportunidade de conhecer o panorama para realização de negócios na Argentina. Durante seminário realizado em 29 de junho, pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), por meio de seu Centro Internacional de Negócios (CIN-PR), em parceria com a Apex-Brasil, foram apresentadas informações sobre oportunidades comerciais para produtos do Estado e também aspectos legais para empresas que querem atuar no país vizinho.
O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, que participou da abertura do seminário, destacou que o evento está
totalmente alinhado com a estratégia da entidade de promover a internacionalização da indústria
paranaense. “Independente do momento que o Brasil atravessa, o setor produtivo está cuidando do futuro de
seus negócios. É importante que as empresas estejam preparadas para buscar outros mercados, e a Argentina é
o melhor mercado para o Paraná”, disse. “Por isso, é muito importante estarmos dialogando”,
completou.
Durante o seminário, representantes de órgãos governamentais e empresas argentinas apresentaram detalhes sobre perspectivas econômicas do país, além de aspectos legais, logísticos e aduaneiros. O cônsul da Argentina no Paraná, Pedro Marotta, afirmou que a troca de informações é fundamental para a aproximação dos dois países. “Estamos nos redescobrindo e nossa parceria é inevitável. Você pode escolher muitas coisas, mas não pode escolher seus vizinhos, então é melhor se dar bem com eles”, brincou. “Não se trata apenas de trocar mercadorias, mas também buscar parcerias para que possamos superar dificuldades comuns e alcançar em conjunto os mercados externos”, acrescentou.
No evento, o analista de inteligência de mercado da Apex-Brasil, Adriano de Azevedo, apresentou ainda um panorama das relações comerciais entre Argentina e Paraná, que é o segundo estado brasileiro que mais exporta ao país. Em 2016, as vendas de produtos paranaenses à Argentina totalizaram US$ 1,5 bilhão, o que corresponde a 11,5% das exportações brasileiras ao país. Os setores que mais contribuíram para esse resultado foram o automotivo e o de papel e celulose.
Além desses, Azevedo apontou outros segmentos que têm potencial para ampliar as vendas para a Argentina. Entre eles estão principalmente os ligados ao setor agrícola, como tratores e equipamentos, farinha para animais, couros e carne suína. Para o analista, o momento é favorável para investimentos no mercado argentino. “A Argentina está em uma curva ascendente, é o que as bases de dados internacionais nos falam”, declarou.
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