e receba nosso informativo
Publicado em 01/06/2017
Fonte: MDIC
Em encontro com secretários estaduais de Desenvolvimento, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, convidou os representantes dos estados a participarem da construção da nova política automotiva e também do debate sobre o futuro da indústria, que será pautado pela Estratégia Nacional para a Indústria 4.0. Os dois temas são objeto de políticas em construção no MDIC, atualmente, e foram apresentados pelo ministro durante a 21ª Reunião do Conselho Nacional de Secretários de Desenvolvimento (Consedic), que ocorreu na sede do MDIC.
“Convido os secretários a participar com as contribuições nesse momento em que o ministério toma medidas de grande relevância para o Brasil”, disse. Marcos Pereira destacou a força do setor automotivo na economia brasileira – cerca de 4% do PIB – e o novo momento da política industrial. “Lançamos aqui a Rota 2030 – Mobilidade e Logística, que é a discussão da nova política industrial”, explicou. “Estamos trabalhando para que esteja de pé em 2018, com horizonte para os próximos 15 anos, em consonância com a demanda do segmento automotivo, que é uma política com maior previsibilidade”, acrescentou.
O esforço da pasta pela melhoria do ambiente de negócios também se traduz em outras medidas, conforme destacou o ministro. Entre elas, o pacote antiburocracia, lançado ano passado, com 11 medidas já totalmente implementadas. Além disso, Marcos Pereira anunciou que está em fase final de elaboração a portaria de criação, ainda este mês, do Grupo de Trabalho da Indústria 4.0.
Por meio do GT, que será vinculado ao gabinete do ministro, o governo federal vai sistematizar e unificar toda a discussão sobre o futuro da indústria, ao incorporar a tecnologia em todos os seus processos. “Queremos entender como isso vai impactar o emprego e a produção dentro da nossa realidade”, afirmou.
O ministro também aproveitou o encontro para defender junto aos secretários a aprovação das
reformas trabalhista e previdenciária, em estágio mais avançado no Congresso, além da reforma
tributária, que foi tema da reunião do Consedic. “As reformas são extremamente necessárias
para que possamos alavancar a posição do Brasil no mundo”, resumiu.
Consedic
A entidade reúne os secretários de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico de todos os Estados e do Distrito Federal, com o objetivo de coordenar os interesses comuns das unidades da Federação junto aos Poderes Executivo e Legislativo. A proposta do encontro, segundo o presidente Simplício Araújo, é aproximar as autoridades locais do debate que ocorre em âmbito nacional em favor da retomada do crescimento econômico.
“Queremos avançar e inserir os secretários e o conselho em pautas que estão sendo tratadas em âmbito nacional. Com essas notícias da última semana, em relação ao PIB, à inflação, que nos trazem finalmente uma esperança de retomada do crescimento econômico, esperamos estar também presentes nessas discussões”, explicou Simplício.
Convidado a participar do encontro, o deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), relator da proposta de reforma tributária na Câmara dos Deputados, fez uma ampla apresentação sobre o tema aos secretários. “Nosso sistema tributário é um verdadeiro manicômio, caótico”, avaliou o parlamentar, que fez uma memória do sistema tributário nacional. Participaram da reunião secretários estaduais de 11 unidades da Federação.
Envie para um amigo