Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Game do SENAI aprimora ensino e aprendizagem por meio da tecnologia

Publicado em 05/05/2017

Mais de 4 mil docentes em todo o país participaram por seis meses da plataforma digital onde acessaram, criaram e compartilharam novos recursos didáticos

Fonte: CNI

Os avanços tecnológicos que invadem a indústria e o mercado de trabalho exigem educadores cada vez mais antenados com essa realidade. E o docente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em Santa Catarina Felipe Basso comprovou isso ao ser o grande vencedor do game Plataforma Mundo SENAI. Lançada em outubro do ano passado, a plataforma totalmente digital engajou cerca de 4 mil docentes dos departamentos regionais do SENAI de todo o país. O campeão, que registrou 11.474 pontos no ranking, será premiado com uma viagem como observador técnico para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, no próximo mês de outubro, onde será realizado o torneio internacional de profissões técnicas, a WorldSkills 2017.

Os vencedores foram divulgados em 03 de maio, pela página do SENAI Nacional no Facebook. Em segundo lugar no ranking da pontuação, registrando 10.285, ficou o docente Anízio da Silva Peres, do SENAI do Amazonas. Em terceiro, ficou Carlos Magno Bacelar, do SENAI Ceará, com 10.117 pontos.

"O uso da plataforma me ajudou a aprimorar o desenvolvimento das atividades com meus alunos por causa da grande quantidade de novidades disponíveis. Isso me agregou conhecimento ao mesmo tempo em que eu podia compartilhar com outras pessoas", diz Basso, que é docente na área de Metalmecânica da escola SENAI de Joaçaba, na região centro-oeste de Santa Catarina, há quatro anos.

A plataforma Mundo SENAI Docente foi idealizada para apoiar os educadores da instituição no planejamento e desenvolvimento de suas aulas, de maneira contextualizada com os Desenhos Curriculares Nacionais. Durante seis meses, os instrutores que se cadastravam e entravam no ambiente virtual encontravam um grande número de recursos didáticos em formatos de vídeo, textos, fotos, gráficos, tabelas, animações e simuladores.  Além de acessar todo o conteúdo disponível, os docentes podiam criar produções próprias, estimular novas técnicas metodológicas e compartilhá-las com outros colegas nesse ambiente. Os orientadores participantes da plataforma tinham acesso a situações de aprendizagem que poderiam ser estudos de caso, pesquisas aplicadas ou problemas do dia a dia que ainda podiam ser transformadas em desafios.

Na avaliação do gerente-executivo de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI, Felipe Morgado, a competição atingiu seus objetivos pedagógicos. “O game foi uma forma de estimular a utilização da tecnologia pelos docentes por meio das ferramentas disponíveis na plataforma e que eles busquem, a cada dia, usar ainda mais o espaço Mundo SENAI Docente para entender e se apropriar melhor da metodologia SENAI de educação profissional”, explica. “O engajamento dos docentes foi altíssimo. Era anseio deles ter essa ferramenta, que possibilita desenvolver situações de aprendizagem de forma colaborativa, que estimula o debate e que vai melhorar o processo de ensino”, completa Morgado.

Para Felipe Basso, a possibilidade de compartilhar e construir os materiais dentro do ambiente virtual foi um desafio estimulante aos docentes. "Eu podia colocar algo novo na plataforma, podia colaborar com alguém que me marcasse como um coautor e, com isso, melhorar aquele determinado formato de ensino", acrescenta ele.

Os desafios podiam também ser montados em pacotes de aulas e aplicados em suas turmas. A plataforma permitia subir arquivos, fazer downloads e imprimir as produções oferecidas e compartilhadas. Outra ferramenta educacional disponível era a possibilidade de todos os conteúdos serem avaliados e, assim, as produções próprias podiam ser incrementadas por meio de feedback dos colegas. Com isso, se ampliou o portfólio de recursos e materiais didáticos tendo como meta a melhoria da qualidade das aulas e a valorização do tempo e da prática dos docentes.

Tudo o que os participantes faziam na plataforma Mundo SENAI gerava pontos, daí a perspectiva de um game. Os pontos atribuíam conquistas e reconhecimento dos docentes que mais utilizaram a plataforma, os mais engajados no projeto e comprometidos com a criação e o compartilhamento de interesses, conhecimento e objetos de aprendizagem.

MOTIVADORES – Outra categoria na competição garantiu reconhecimento e premiação no âmbito do projeto: a de Melhor Interlocutor de Tecnologias Educacionais. A vencedora, que engajou na plataforma a maior quantidade proporcional de docentes por departamentos regionais, foi Camila Cunha de Oliveira, do SENAI Ceará. Especialista em Tecnologias Educacionais há dois anos, Camila orienta docentes e faz a interlocução com os supervisores educacionais. No Ceará, cerca de 90% dos docentes se integraram à plataforma digital e uma estratégia adotada para aumentar o engajamento foi levar os docentes que já estavam mais familiarizados a visitar as unidades do SENAI e conversar diretamente com os colegas sobre os benefícios educacionais do game.

De acordo com ela, o grande prêmio foi a ampliação da visão dos planos de ensino e o maior conhecimento da metodologia SENAI entre os docentes. "Como resultado, temos a ampliação do que pode ser ensinado em sala de aula, por meio do maior contato e interlocução entre pessoas dos variados lugares do Brasil. Houve um ganho muito grande com a experiência", diz Camila. Ela também receberá como prêmio uma viagem a Abu Dhabi onde ocorrerá a WorldSkills 2017, em outubro deste ano. 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube