e receba nosso informativo
Publicado em 02/03/2017
Fonte: Engenharia E
Na maioria dos poços de petróleo só é possível extrair menos de um terço de todo o óleo disponível, isso ocorre porque, junto com o óleo, sobem pela tubulação muita água e gás. Para que este problema seja minimizado, e reservas de petróleo valorizem, uma equipe de engenheiros da Noruega, Alemanha, Reino Unido e Suécia se reuniu em torno do projeto REVIVAL (REVersible Inflow control VALve), que é financiado pela União Europeia.
A equipe está desenvolvendo uma válvula de controle de fluxo reversível, que possa ser capaz de segurar
a água e o gás, e deixar passar apenas o óleo. O protótipo, está concluído e passou
com êxito pelos testes. A válvula recebeu o nome de AICV, sigla em inglês para válvula de controle
de fluxo autônoma.
“A AICV é a primeira e única tecnologia conhecida que pode, de forma autônoma e segura impedir completamente que o fluxo de gás e/ou de água entre através da tubulação do poço,” disse Vidar Mathiesen, coordenador do projeto.
“O novo AICV é uma inovação significativa para a indústria, pois pode aumentar a produção e a recuperação de petróleo em até 80%. Os aumentos variam de 50% a 80% dependendo do campo petrolífero “, relata Mathiesen. Inicialmente, a equipe se propôs a obter um aumento de 5%, o que já seria considerado um êxito, mas o equipamento superou as expectativas.
Assim, essa pequena válvula, com apenas 6 centímetros de diâmetro e 3 centímetros de espessura, passa a ser o sonho de consumo de toda a indústria do petróleo, segundo os engenheiros do projeto: cada poço de petróleo precisará de aproximadamente 300 dessas válvulas.
Envie para um amigo