e receba nosso informativo
Publicado em 03/02/2017
Fonte: Ciclo Vivo
A Tesla tem sido uma das empresas mais ambiciosas do mundo no que diz respeito à energia renovável. Ela já desenvolveu automóveis superpotentes elétricos, criou painéis solares que se camuflam aos telhados e também tem feito um grande esforço em criar baterias de alta performance.
A companhia norte-americana anunciou no fimd e janeiro, a construção do que afirma ser o maior projeto de armazenamento de bateria de lítio-íon no mundo.
A instalação está localizada em Ontário, na Califórnia, e consiste em 396 equipamentos chamados de Tesla Powerpack, com capacidade de armazenar 80 megawatt-horas de eletricidade, o que é suficiente para manter mais de 2.500 casas por um dia ou 15.000 casas por até quatro horas.
As instalações de armazenamento de bateria da Tesla parecem ser a resposta perfeita para os problemas de energia mundiais, porém, segundo a revista norte-americana MIT Technology Review, as baterias de lítio ainda possuem custo alto, e a empresa não mencionou os valores da instalação.
Também ainda não é claro quantos ciclos as baterias Tesla Powerpack podem passar antes que comecem a se degradar – a MIT estima 5.000 ciclos, o que funcionaria bem em uma casa, mas não tão bem se ligada à rede de energia.
“Este projeto é parte de nossa visão de aproveitar o vento e o sol para operar em uma rede flexível que forneça energia limpa para alimentar nossas casas, nossos negócios e nossos veículos. Estar aqui hoje entre estes Powerpacks da Tesla é um grande lembrete de como a tecnologia está mudando rapidamente a indústria de energia elétrica e as oportunidades que virão com ela.”, disse o Kevin Payne, CEO da SCE, empresa de energia da Califórnia.
Envie para um amigo