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Publicado em 22/01/2016
A Volkswagen do Brasil modernizou a fábrica de São José dos Pinhais (PR), com a ampliação
de áreas produtivas e a instalação de equipamentos de última geração para a fabricação
do Novo Golf. Foi criada uma nova área de Armação, com equipamentos mais modernos e eficientes, que proporcionam
a economia de até 30% no consumo de energia, em comparação com processos anteriores.
Um novo
processo de montagem de veículos também foi implementado, permitindo que os modelos da família Fox e
o Novo Golf sejam produzidos na mesma linha, um fato inédito dentro do Grupo Volkswagen. Além disso, mais de
2.000 empregados participaram de programas de qualificação profissional para todos os postos de trabalho envolvidos
na fabricação do Novo Golf.
"A fabricação do Novo Golf é mais um sinal do compromisso
de longo prazo que a Volkswagen do Brasil tem com o País. Mesmo nesse cenário econômico desafiador, estamos
mantendo nossos investimentos no desenvolvimento de novos produtos", afirmou David Powels, CEO e presidente da Volkswagen
do Brasil.
O Novo Golf é fabricado dentro do conceito estratégia modular MQB (Matriz Modular Transversal),
que é uma nova arquitetura para a produção de veículos, já aplicada em modelos globais
como o Passat e o Golf Variant. O conceito consiste na padronização do processo de manufatura nas fábricas
do Grupo, estabelecendo, por exemplo, a mesma sequência de montagem e proporcionando como grande vantagem a redução
do tempo de produção dos veículos.
A MQB também permite compartilhar a base estrutural
para o desenvolvimento de veículos de diferentes segmentos, gerando sinergia para todas as classes de automóveis.
Essa base foi desenvolvida seguindo preceitos de baixo peso, utilizando aços de alta resistência que permitem
aumentar a segurança e reduzir o peso total do veículo, o que colabora para a redução do consumo
de combustível. A combinação de dimensões padronizadas e variáveis, outro benefício
da MQB, reduz significativamente a complexidade da produção de um veículo, gerando melhora substancial
no processo produtivo e economia de escala.
INVESTIMENTOS - Todas as áreas produtivas receberam investimentos
para o início da fabricação do Novo Golf: na Armação, onde ocorre a montagem das carrocerias,
foi instalada uma nova linha com 168 robôs de última geração. Entre os novos equipamentos, estão
soldas a laser, que fazem a união das peças por meio de um feixe de luz, e um novo Eco Framer, moderno equipamento
que faz a geometria da carroceria, com precisão de décimos de milímetro, e a colocação
das laterais interna e externa, o que traz vantagens qualitativas. Os robôs, além de possuírem tecnologia
avançada, são mais rápidos, menores, mais precisos e têm controles digitais de alta eficiência,
o que resulta em economia de energia. Por conta disso, esses equipamentos são 25% mais eficientes energeticamente se
comparados à geração anterior.
Ainda na Armação, foram instaladas 145 pinças
servo-pneumáticas utilizadas no processo de solda da carroceria, que são mais rápidas e 30% mais eficientes
energeticamente. Elas também garantem 99% da eficiência do processo de união das peças, por meio
de sistemas que já fazem a avaliação dos pontos trabalhados, no momento da solda.
Além
disso, os geradores da nova cabine de solda a laser, onde é realizada a soldagem do teto e das laterais do veículo,
consomem apenas 15% da energia gasta pela tecnologia anterior.
A Pintura também ganhou uma nova linha com
robôs mais modernos para aplicação de PVC, Primer e Verniz, por possuírem maior precisão
na aplicação dos materiais, esses equipamentos garantem a excelência qualitativa do processo produtivo.
Na Montagem, a principal mudança ocorreu na área do Fahrwerk - onde é feita a união da
parte motriz do veículo (motor, transmissão e suspensão) com a carroceria - processo que também
é conhecido como "casamento". Foi implementado um novo Fahrwerk, que permite que os modelos da família Fox e
o Novo Golf sejam montados na mesma linha.
O novo sistema confere ainda mais precisão ao processo, além
da rastreabilidade dos apertos de todos os parafusos utilizados nessa etapa. Para a instalação do novo Fahrwerk,
foram trazidos mais de 60 containers com equipamentos da Alemanha, entre eles robôs de parafusamento, parafusadeiras,
fusos, placas de montagem do conjunto motriz, elevadores de placas, mesas de transferência, manipuladores e sistemas
de controles eletrônicos.
A área do Fahrwerk é subdividida em três principais processos:
Primeiro, ocorre a montagem do motor com câmbio e todos os periféricos do conjunto motriz. Em seguida, é
feita a pré-montagem do chassi (eixos, tanque de combustível, suspensão, escapamento), e depois a união
da parte motriz (motor, transmissão e suspensão) com a carroceria, processo que também é conhecido
como "casamento". Com o novo Fahrwerk, a unidade de São José dos Pinhais está alinhada à nova
estratégia global da marca (MQB) e a linha de montagem preparada para fabricar novos produtos dentro deste conceito.
O projeto da fabricação do Novo Golf em São José dos Pinhais foi desenvolvido com auxílio
da Fábrica Digital, uma tecnologia do Grupo Volkswagen que consiste em um conjunto de softwares adaptados para simular
virtualmente os processos produtivos, antes da implementação física. A Fábrica Digital foi utilizada
na maior parte dos processos de adaptação da fábrica para receber o novo modelo, seja na implementação
de novos equipamentos como na otimização do fluxo logístico, evitando um total de gastos da ordem de
mais de R$ 4 milhões, que seriam utilizados com possíveis interferências e adaptações que
deixaram de ser realizadas.
A Fábrica Digital permite realizar simulações, que garantem a
definição do melhor e mais robusto processo produtivo, minimizando o prazo de implementação, otimizando
o tempo de fabricação e balanceamento da linha, além de promover a melhoria da ergonomia, levando à
excelência os movimentos do trabalhador e gerando maior produtividade.
Além da simulação
dos processos produtivos, os postos de trabalho também foram avaliados no ambiente da Fábrica Digital, utilizando,
entre diversos recursos, uma tecnologia presente em games. Esse recurso altamente tecnológico foi utilizado para garantir
a ergonomia dos postos de trabalho na nova linha de produção, mantendo sempre o bem-estar dos colaboradores.
A tecnologia de games permite avaliar a ergonomia dos postos de trabalho da produção. Durante as análises,
um colaborador simula o mesmo movimento necessário no processo produtivo. Com uma câmera, são captadas
as imagens do operador em movimento; essa tecnologia permite que os ergonomistas avaliem se os movimentos são ergonômicos.
Uma das principais vantagens é a praticidade de uso dessa tecnologia, cujo aparelho é transportado e montado
facilmente, permitindo simulações rápidas. A utilização da tecnologia de games para aprimorar
a ergonomia de postos de trabalho da produção da empresa é uma inovação criada pela equipe
de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil.
Nesta linha de trabalho, o Setor Automotivo dos Observatórios Sesi/Senai/IEL realizou no ano passado, com o apoio da Volkswagen um Workshop Volkswagen: Indústria 4.0 e Fábrica Digital, no qual foi apresentado um case próprio, mostrando todas as vantagens de aplicação deste conceito em uma planta industrial.
Fonte: IPESI
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