e receba nosso informativo
Publicado em 17/12/2015
A Renault do Brasil começou a exportar para a fábrica de motores de Douvrin, na França, os cabeçotes
do motor 1,2 litro, da mesma família do 1,0 litro à venda no Brasil. Este é um dos maiores projetos de
exportação de peças da CMO (Curitiba Motores), uma das três fábricas da Renault que compõe
o Complexo Ayrton Senna - as outras duas são a Fábrica de Veículos de Passeio (CVP) e a Fábrica
de Veículos Utilitários (CVU).
Com o novo projeto, a unidade terá um aumento de 100% na demanda
de fabricação de cabeçotes. Com isso, a produção de cabeçotes salta de 2.000 unidades
por semana para 4.000 unidades por semana. Como consequência, será mantido o terceiro turno da área de
usinagem de cabeçotes.
Os motores 1,2 litro D4F equipam os modelos Logan e Sandero, além do Renault
Clio europeu. Os motores são produzidos na "Française de Mécanique", em Douvrin, dentro do acordo de
cooperação entre os Grupos Renault e PSA - Peugeot Citroën. A unidade atualmente produz blocos, virabrequins,
cabeçotes e outras partes para as duas empresas.
Fonte: IPESI
Envie para um amigo