e receba nosso informativo
Publicado em 12/08/2015
Metologia coloca a liderança como ponto central para a inovação nas empresas
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) do Paraná, em parceria com a Escola de Negócios e Empreendedorismo Internacional (SIBE) da Universidade de Steinbeis, da Alemanha, promoveram no último dia 20, em Ponta Grossa, o “Workshop Liderança para Inovação”. A capacitação veio trazer para o Paraná a metodologia alemã “Innovation Framework”, criada pela SIBE no Brasil e que integra diferentes abordagens da área de inovação direcionada para os negócios, como Innovation Helix, Desing Thinking, Innovation Quality e Agile Management.
Voltado para executivos de empresas e indústrias, o workshop teve como intuito o papel da liderança na gestão de inovações estratégicas e auxiliar no estabelecimento de uma cultura de inovação nas organizações. As lideranças também foram preparadas para identificar oportunidades futuras de inovação e desenvolver estratégias sustentáveis.
“O Innovation Framework é um modelo que permite total adaptação aos processos, ativos e cultura organizacional. A proposta é customização de um método para gestão da inovação a partir do framework, com a introdução de práticas de inovação e ferramentas de gestão. Destaca-se que a inovação requer muito mais que sistemas, métodos e boas ideias. É preciso motivar as pessoas e desenvolver um ambiente de segurança para que a inovação ocorra. E esse é o papel da liderança”, destacou o consultor e especialista nas áreas de gestão de projetos e desenvolvimento de lideranças, Fabio Zimmermann, o qual ministrou o curso, junto com o especialista em planejamento, gestão estratégica e gestão de negócios, Peter Dostler.
A metodologia é organizada em três etapas. Em um primeiro momento, estrutura-se o processo de gestão da inovação desde a exploração da visão estratégica da organização e do ambiente externo, passando pelo design e desenvolvimento de solução no ambiente de produção da empresa. O Innovation Framework também define o papel de liderança como ponto central e forma de sustentação da inovação nas organizações.
Ao todo, serão oito horas de workshop. A capacitação também aconteceu na cidade de Curitiba (19 de agosto) e haverão edições em, Cascavel (23 de setembro), Maringá (20 de outubro) e Londrina (21 de outubro).
Por Vanessa Dasko
Envie para um amigo