e receba nosso informativo
Publicado em 12/08/2015
O Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente Urbano e Industrial (PPGMAUI), oferecido desde 2008 por meio de uma parceria entre o Senai no Paraná, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade de Stuttgart, na Alemanha, dá mais um passo para a internacionalização. Nesta sexta-feira (07), o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, e a coordenadora do curso da Universidade de Stuttgart, Daniela Neuffer, assinaram o convênio que permitirá que os diplomas do mestrado sejam emitidos por ambas as instituições.
Participaram da solenidade, o diretor do Senai no Paraná, Marco Secco, a coordenadora do PPGMAUI, Margarete Erbe, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Edilson Silveira.
O programa vem se consolidando e, até 2015, realizou 85 defesas, com alunos representados principalmente por profissionais do mercado de trabalho do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, em órgãos públicos, privados e profissionais liberais.
Ainda nesta sexta-feira, às 19h, será realizada no auditório superior do prédio do curso de Engenharia Química, a aula inaugural da oitava turma do PPFMAUI, com 26 alunos selecionados e inscritos. Durante a aula, será lançado o primeiro livro digital do curso: Avaliação, Planejamento e Tecnologias Aplicadas ao Meio Ambiente Urbano e Industrial. A publicação traz dados sobre as pesquisas e as visitas técnicas que fizeram parte do Curso de Extensão Internacional na Alemanha em 2014.
Reconhecimento
De acordo com Marco Secco, o processo de dupla certificação é fruto de uma parceria realizada com o Ministério da Economia de Baden-Würtenberg, na Alemanha. “Essa parceria se expandiu para a área ambiental e culminou com o mestrado, que já está na oitava edição. Trata-se de um reconhecimento para os mestrandos e um alinhamento que segue a demanda das indústrias. Conseguir esse resultado é significativo e estimula a pensar em estender o trabalho para outras áreas”.
Daniela Neuffer lembra que o mestrado é produto de muito trabalho conjunto. Durante o mestrado, alunos brasileiros e alemães intercalarão períodos de estudo em Suttgart e em Curitiba, o que corresponderá a um ano no Brasil e um ano na Alemanha. “Ao final, terão o reconhecimento neste e naquele país”, afirma. Segundo Daniela, “com a certificação internacional, os alunos podem trabalhar e estudar aqui ou lá, o que acrescentará muito ao currículo deles”, acrescenta.
Para o reitor da UFPR, o projeto tem dois pontos principais: a parceria com o setor produtivo e a internacionalização. “Construímos uma ponte sólida e cada vez mais larga, em que a diplomação é só uma parte do trabalho realizado”.
Missão
A partir da missão de formar profissionais aptos a atuar de forma comprometida com a sociedade em questões que envolvam o meio ambiente urbano e industrial, o objetivo do curso é construir, fomentar e disseminar o conhecimento relacionado ao meio ambiente com o uso eficaz dos recursos públicos e privados captados com parceria voluntária, visando primordialmente a proteção ambiental, no contexto interdisciplinar da área de Ciências Ambientais.
Marielle Feilstrecker, coordenadora do curso do Senai, explica que este passo é significativo para o curso e que consolidação da internacionalização demonstra todo trabalho conjunto das parcerias para que seja disseminado o conhecimento para as indústrias, sempre com qualidade, inovação e sustentabilidade.
Fonte: Agência de Notícias do Sistema Fiep / Tina Demarche
Envie para um amigo