e receba nosso informativo
Publicado em 27/07/2015
O projeto de Articulação das Rotas Estratégicas para o futuro da indústria paranaense iniciou as atividades nos anos 2009/2010, atendendo primeiramente a cinco setores: metal-mecânico, biotecnologia agrícola e florestal, biotecnologia animal, indústria agroalimentar e energia. O principal objetivo da articulação setorial consiste em fornecer informações estratégicas e promover a interação entre representantes de setores portadores de futuro para a concretização das ações previstas em cada roadmapping.
A metodologia da articulação das rotas estratégicas para o futuro da indústria paranaense consiste: (i) na realização de encontros temáticos, (ii) na elaboração de informativos eletrônicos, (iii) no monitoramento do setor industrial e publicação periódica via blogs setoriais, (iv) na aproximação Empresa/Indústria- Instituições de Ensino e Pesquisa; (v) na intermediação de parcerias, (vi) na promoção de eventos setoriais e (vii) na divulgação de editais de fomento.
Com o objetivo de mapear os principais fatos do setor Metal-mecânico do mês convergentes com o que foi proposto na Rota Estratégica para o Futuro da Indústria Paranaense – Roadmapping de Metal-mecânica (Frente, Verso) percebe-se as seguintes iniciativas que contribuem para a construção do futuro desejado.
Dentre as ações de futuro os destaques desde mês foram:
Na Visão um: Metal-mecânica inovadora em processos produtos e serviços.
O Programa de Inovação Aberta, novo serviço oferecido pelo Senai Centro Internacional de Inovação se estrutura em duas etapas. A primeira consiste na consultoria para identificação de necessidades, expectativas e elaboração do desafio (questão problema) da empresa. Já a segunda etapa trata-se do lançamento do desafio no portal InoveMais, onde pessoas da comunidade externa, de diversas áreas do conhecimento, contribuem, colaboram, interagem e geram ideias inovadoras colaborativamente. Estas contribuições apresentam soluções ao desafio apresentado e, os participantes mais inovadores poderão ser recompensados com premiações.
Na Visão dois: Polo de Competitividade Metal-mecânico.
- A Feira Metal-mecânica de Maringá
A Feira Metal-mecânica de Maringá, em sua 11ª edição, é uma feira de negócios conceituada na região Sul do Brasil. Durante sua realização, mais de 250 expositores e milhares de compradores estiveram reunidos no Pavilhão de Exposições de Maringá para fazer negócios e parcerias movimentando a indústria regional. A Feira é a principal plataforma comercial, tecnológica e profissional da região noroeste do Estado. Oportunidade de reunir num único local todos os seus clientes e prospectar novos.
- Carlos Walter Martins Pedro recebe hoje prêmio Empresário do Ano
A entrega do prêmio Empresário do Ano 2015 para Carlos Walter Martins Pedro foi dia 24, às 20 horas, no Moinho Vermelho Buffet. O sócio da ZM Bombas receberá o prêmio da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Maringá e Região (Sivamar), Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).
Articulação da Rota Estratégica do Setor Metal-mecânico
PARTICIPE DESTE PROCESSO!
Próximos Encontros dos Grupos de Trabalho (GT) da Articulação do Setor Metal-mecânico:
8º Encontro GT – Tecnologias-chave
Sinta-se à vontade para convidar profissionais da área interessados em colaborar neste processo de articulação.
Contato e confirmações: observatorios.rota.metalmecanica@fiepr.org.br ou pelo telefone: 41 3271-7646.
Para mais informações sobre a Rota Estratégica para o Futuro da Indústria Paranaense acesse nossa página.
Acesse nosso blog Articulação da Rota Estratégica do Setor Metal-mecânico.
Fonte: Observatórios
Envie para um amigo