e receba nosso informativo
Publicado em 16/06/2015
Engenheiros espanhóis testaram com sucesso a inclusão de um motor elétrico em aviões de pequeno porte, criando uma aeronave híbrida.
O objetivo é melhorar a segurança dos pequenos aviões, adicionando um motor elétrico extra para fornecer propulsão no caso de uma falha no motor principal do avião, que é a combustão.
"Nós estamos tentando salvar vidas e evitar acidentes relacionados à perda de potência durante os voos, quando o motor falha ou quando o avião fica sem combustível," disse Miguel Ángel Suárez, da Universidade Carlos III de Madrid.
O sistema é formado por um motor elétrico acoplado entre o motor a combustão e a hélice, e um conjunto de baterias de lítio, integrado ao sistema elétrico principal do avião.
No caso de uma falha no motor a combustão, o motor elétrico fornece propulsão, dando ao avião uma autonomia extra de 20 quilômetros, o que é suficiente para que o piloto consiga pousar com segurança em um aeroporto ou pista improvisada.
Motor elétrico para aviões
Na verdade, o motor elétrico pode ser acionado quando o piloto quiser, fornecendo 40 HPs de potência extra, para decolagem ou em alguma manobra.
O sistema, testado em conjunto com a empresa Axter Aerospace, mostrou-se adequado para aviões de até 750 quilogramas, normalmente aeronaves para até quatro passageiros.
Além de equipar aviões novos, o sistema de propulsão híbrida poderá ser instalado em aviões já em operação.
Fonte: Inovação Tecnológica
Envie para um amigo