e receba nosso informativo
Publicado em 15/05/2015
Homenagens em todas as regiões do Estado a empresários com destacada contribuição para o desenvolvimento do setor industrial paranaense marcaram a Semana da Indústria 2015. Promovida pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), a programação aconteceu entre os dias 18 e 25 de maio, com o objetivo de ressaltar a importância do segmento para a economia estadual. Em algumas cidades, além de festividades haverá também a inauguração de novas estruturas do Sistema Fiep.
A Semana da Indústria 2015 começou por Ponta Grossa, nos Campos Gerais, no dia 18. Na sequência, as comemorações aconteceram em Dois Vizinhos, no Sudoeste (dia 19); Marechal Cândido Rondon, no Oeste (20); Maringá, no Noroeste (21); e Apucarana, no Norte (22). Fechando as atividades, em 25 de maio – data em que se celebra oficialmente o Dia Nacional da Indústria – a festividade ocorreu em Curitiba.
Durante os eventos, a Fiep homenageou 14 personalidades por sua contribuição para a indústria paranaense. Serão condecorados com a Medalha do Mérito Industrial do Paraná os empresários Hudson da Cunha Zanoni e João Ferreira Dias Filho (Campos Gerais); Pedro Rodrigues da Silva e Peterson Cantu (Sudoeste); José Luiz Parzianello e Rainer Zielasko (Oeste); Ater Carlos Cristófoli (Noroeste); Ananias Bittencourt e Roberto Alcântara (Norte); e Augusto Piegel e João do Espírito Santo Abreu (Curitiba e Região Metropolitana).
Na festividade em Curitiba, a Federação concedeu o título de Honra ao Mérito a José Carlos Rodrigues Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC); e de Benemérito da Indústria a Bráulio Zipperer. Outro benemérito, Marcos Mauro Pena de Araújo Moreira, foi homenageado em Maringá.
Em algumas regiões, a programação da Semana da Indústria 2015 teve também a inauguração de novas estruturas do Sistema Fiep. Em Ponta Grossa, foi inaugurado o primeiro Colégio Sesi Internacional do interior do Estado. Em Marechal Cândido Rondon, a entidade entrega a nova unidade do Senai. Já em Apucarana, foi aberta oficialmente a Casa da Indústria, espaço que abrigará os sindicatos industriais com sede no município. Além disso, no dia 25 foi inaugurada mais uma unidade do Senai, em São Mateus do Sul.
A indústria do Paraná
O setor industrial tem grande importância para a economia do Estado. São 50 mil estabelecimentos industriais, de 32 segmentos, que geram 870 mil empregos. O PIB Industrial do Paraná alcançou R$ 62,7 bilhões em 2012, sendo o quinto maior do país – atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A indústria responde por 24,5% do PIB do Paraná. Todo este setor é representado pela Fiep, por meio de seus 109 sindicatos industriais filiados.
Fonte: Agência Fiep
Envie para um amigo