e receba nosso informativo
Publicado em 14/04/2015
Dois paranaenses disputam vagas para competição que reúne melhores do mundo
Alesson Lopes e Leonardo Moreira são os dois representantes do Senai no Paraná que estão disputando vagas para a Worldskills, torneio mundial de educação profissional que acontece de 11 a 16 de agosto, em São Paulo. As seletivas para escolher os representantes do Brasil em cada uma das 50 ocupações serão realizadas entre os dias 27 de abril e 15 de maio. Até lá, a rotina dos finalistas é composta por árduos treinamentos.
Lopes recebeu a medalha de ouro em Modelagem de Protótipos na última edição da Olimpíada do Conhecimento, que aconteceu em setembro do ano passado, em Belo Horizonte. O ex-aluno do curso de Aprendizagem Industrial em Mecânica Geral está treinando no Espaço Sindical, localizado na Cidade Industrial de Curitiba. “Treino 8 horas por dia, cinco dias por semana, junto com o competidor de São Paulo, com quem disputo a vaga para o mundial”, conta.
Segundo Lopes, o intenso treinamento lhe proporciona confiança. “Estou bem preparado. Tracei a meta de participar da Worldskills desde o meu primeiro dia no Senai e tenho me dedicado totalmente. Estou confiante que terei um resultado positivo”, destaca.
Já o treinamento de Moreira, que compete na ocupação de Eletrônica Industrial, acontece no Rio Grande do Sul. O aluno, que foi um dos competidores “top one” da última Olimpíada – representantes das modalidades nas quais seus Estados obtiveram destaque nas demais edições da competição – também tem altas expectativas. “Desde setembro, passo uma semana por mês aqui, onde conto com a orientação de vários treinadores. De março até o final deste mês, estamos realizando um intensivo de treinamentos, que acontecem todos os dias”, explica.
Worldskills - Realizada a cada dois anos, a WorldSkills Competition é a maior competição de educação profissional do mundo. Competidores de mais de 50 países das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul simulam desafios das profissões que devem ser cumpridos dentro de padrões internacionais de qualidade. Eles demonstram habilidades técnicas individuais e coletivas para executar tarefas específicas de cada uma das ocupações profissionais.
É a primeira vez na história que a WorldSkills Competition será realizada na América Latina. Na 43ª edição, em 2015 em São Paulo, espera-se superar o número de competidores registrado em Leipzig, Alemanha, em 2013 – mais de 1.000 participantes de 53 países disputaram medalhas em 46 ocupações. Desta vez, quem organiza a competição é o Senai, detentor de um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo.
Fonte: Agência Fiep
Envie para um amigo