e receba nosso informativo
Publicado em 11/02/2015
O curso superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica, do Senai no Paraná, acaba de ser reconhecido pelo MEC com o conceito 4. O curso, ofertado na unidade da instituição localizada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), foi avaliado em abril do ano passado e teve sua portaria de reconhecimento publicada no Diário Oficial da União.
Processo de reconhecimento
O reconhecimento de cursos superiores, em todo o Brasil, é conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A partir da visita de avaliadores à instituição, são produzidos indicadores e um sistema de informações que subsidia o processo de regulamentação pelo MEC, e garante a transparência dos dados sobre qualidade da Educação Superior a toda sociedade.
Os cursos superiores passam por três tipos de avaliação: para autorização, para reconhecimento e para renovação de reconhecimento.
Para atingir o objetivo, é necessário que o reconhecimento seja solicitado pela instituição quando a primeira turma conclui entre 50 e 75% da carga horária total do curso. É feita, então, uma segunda avaliação para verificar se foi cumprido o projeto apresentado para autorização. Essa avaliação é feita por dois avaliadores do MEC, durante dois dias. Neste momento, são avaliados: organização didático-pedagógica, corpo docente, discente, técnico-administrativo e as instalações físicas.
Se os parâmetros de qualidade não forem cumpridos, o curso fica sem o reconhecimento e não pode expedir diplomas para os alunos.
Os conceitos vão de 1 a 5, sendo 1 e 2 resultados considerados ruins, 3 satisfatório, 4 bom, e 5 excelente.
Fonte: Sistema Fiep
Envie para um amigo