e receba nosso informativo
Publicado em 11/02/2015
Empresas e empreendedores que precisem idealizar seus produtos e desenvolver protótipos, podem se cadastrar para receber os recursos do Programa Sebraetec. O programa do Senai, Sebrae e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), está sendo implantado como um projeto piloto no Laboratório Aberto Senai em Metalmecânica, localizado em Maringá, onde as empresas selecionadas desenvolverão o produto e farão testes e ensaios.
“O Laboratório Aberto vem ao encontro das novas tendências mundiais de estímulo à criatividade e inovação, em espaços interativos para empreendedores inovadores, usos de laboratórios, fundos para prototipagem, polinização de ideias, rede de relacionamentos, entre outros benefícios típicos de laboratório aberto”, destaca Sonia Parolin, gerente de Serviços Tecnológicos e Inovação do Senai no Paraná. Ela acrescenta que “o Departamento Nacional do Senai e o Senai no Paraná, o Sebrae e o MCTI, visam com esse projeto acelerar projetos inovadores e novos empreendimentos com perfil inovador e que apresentem caráter competitivo”.
Os valores do aporte podem chegar a até R$ 50 mil, sendo que a empresa deverá pagar 20% do total a ser recebido pelo Sebraetec Nacional. O tempo de utilização do laboratório do Senai é de até três meses, podendo ser prorrogado por mais um mês.
De acordo com a coordenadora do Laboratório Aberto, Sabrina Levinton, o processo é contínuo, aberto aos empreendedores inovadores, e pode beneficiar várias empresas ao mesmo tempo. “A ideia é ajudar as empresas a subsidiar o que é necessário para que elas insiram seu produto no mercado”, diz.
Ao fazer o cadastro, a indústria deverá construir um cronograma, explicitando que tipo de uso fará do laboratório e de que tipo de orientação necessita da equipe do laboratório. Muitas das atividades serão efetivamente executadas pela indústria. “O Laboratório Aberto é uma infraestrutura que possibilita a transformação de ideias em produtos e de produtos em negócios”, afirma Sabrina.
As empresas interessadas em se candidatar, podem acessar e preencher a ficha de cadastro no site www.senaipr.org.brwww.senaipr.org.br
O Laboratório Aberto em Metalmecânica do Senai é um ambiente de inovação para que pessoas com diferentes perfis e habilidades possam trabalhar de forma colaborativa no desenvolvimento de produtos e negócios.
Diferente do conceito tradicional de laboratórios (fechados para públicos específicos e gerenciados por professores ou pesquisadores), o laboratório de Maringá oferece acesso para o uso de sua infraestrutura no desenvolvimento de ideias, com base no conceito “faça você mesmo”. Além disso, ele estimula a interação entre usuários para que possam trabalhar em soluções conjuntas.
Único do Senai no Sul do país em inovação aberta, o laboratório fica a cargo do Instituto Senai de Tecnologia (IST) Metalmecânico, com foco em desenvolvimento de inovações para este setor. Outras quatro unidades do Senai também contempladas foram o IST Alimentos, de Mato Grosso do Sul; Automação, da Paraíba; Microeletrônica, do Amazonas, e Automação e Simulação, do Rio de Janeiro. O conjunto destes laboratórios – com mais quatro do Governo Federal – forma a rede Sibratec Shop. A seleção dos laboratórios foi feita pelo Senai com apoio do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
I IST de Metal-mecânica é participante ativo da Articulação da Rota Estratégica do Setor Metal-mecânico.
Fonte: Sistema Fiep
Envie para um amigo