e receba nosso informativo
Publicado em 08/12/2014
A equipe Cyber Rex, de Curitiba/PR, foi eleita campeã da etapa sul do Torneio de Robótica First Lego League (FLL). Trinta e dois times formados por crianças e adolescentes, com idade entre 9 e 16 anos, do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro, participaram do evento que visa despertar o interesse por temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar. “O objetivo de um evento como o First Lego é fazer com que todos ganhem, aprendendo e produzindo ideias inovadoras que mudarão a educação”, disse o Secretário de Educação do Estado do Paraná, Paulo Schmidt, durante a abertura do torneio.
Josê Antonio Fares, superintendente do Sesi no Paraná, destacou a importância de apostar nos jovens. “Uma única palavra pode mudar o rumo das empresas no Brasil: Inovação. E como investir em Inovação? Investindo em pessoas. E quem são essas pessoas? Vocês, jovens”.
Este ano, o tema do torneio foi Como pode ser a aprendizagem no futuro? É possível tornar a busca pelo conhecimento mais instigante, criativa e desafiadora?. Por meio de uma experiência criativa, os competidores resolveram problemas do mundo real: planejaram, projetaram, construíram e programaram robôs com a tecnologia Lego Mindstorms, foram avaliados nas categorias Projeto de Pesquisa (inovação, apresentação e processo de pesquisa), Design do Robô, Core Values (inspiração, trabalho em equipe e gracious professionalism) e Desafio do Robô. O segundo lugar ficou com a equipe Francodroid, de Rio de Janeiro, e a terceira posição com a 7thConnection, de Cianorte. As melhores equipes da etapa sul participarão, em 2015, da etapa nacional, em Brasília. No Torneio Nacional será eleito o representante do Brasil para participar do torneio internacional.
Este é o segundo ano consecutivo que o evento é realizado pelo Sesi no Brasil. O programa acontece em mais de 80 países e envolve cerca de 200 mil crianças e jovens, divididos em 18 mil times.
Por Patricia Giannini
Envie para um amigo