e receba nosso informativo
Publicado em 25/11/2014
O Laboratório Aberto em Metalmecânica, inaugurado dia 19 de novembro, no Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Metalmecânica em Maringá, é uma iniciativa do Departamento Nacional do Senai, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Sebrae Nacional para oferecer infraestrutura laboratorial à prototipagem, pesquisa e análise de produtos da indústria sul brasileira. A seleção dos laboratórios foi feita pelo Senai com apoio do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
O objetivo do Laboratório Aberto é que os empreendedores utilizem toda a estrutura, inclusive profissionais especializados, para desenvolver dentro do laboratório novos projetos, desde a ideia até a prototipagem da inovação. Além disso, a estrutura ainda disponibiliza laboratórios como o de usinagem, soldagem, mecatrônica, automação e prototipagem com impressão em 3D, que estarão à disposição de empresas de todos os portes e startups.
O Laboratório Aberto é um dos cinco projetos-pilotos do laboratório instalados no Brasil e o primeiro na região Sul e está localizado no Instituto Senai de Tecnologia (IST) Metalmecânico, com foco em desenvolvimento de inovações para este setor. Os outros quatro laboratórios são o: IST Alimentos, de Mato Grosso do Sul; Automação, da Paraíba; Microeletrônica, do Amazonas, e Automação e Simulação, do Rio de Janeiro. O conjunto destes laboratórios – com mais quatro do Governo Federal – forma a rede Sibratec Shop.
A solenidade ocorreu durante um café da manhã e contou com a participação do presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, do coordenador-geral de Serviços Tecnológicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Jorge Campagnolo, do diretor do Senai PR, Marco Secco, do presidente do Sindimetal Maringá, proprietário da ZM Bombas e sponsor dessa rota Carlos Walter Martins Pedro, Gerente do IST Metalmecânico Luiz Mendonça e demais autoridades do município. Em seguida ocorreu uma palestra técnica, e a "largada" do Grand Prix de Inovação.
A equipe tecnica dos Observatórios Sesi/Senai/IEL esteve presente na inauguração do Laboratórios Aberto e participanto na equipe de back office durante toda a semana, de realização do Grand Prix em Metalmecânica. Iniciativas como esta atendem as ações especifidas nas quatros Visões de futuro da Rota estratégica do Setor Metal-mecânico atendendo fatores críticos como integração, competitividade, P&D e formação, fomento, gestão estratégica, representatividade, interação indústria com instituições de ensino e pesquisa, descentralização da formação e tecnologias.
Leia mais sobre o Laboratório Aberto em Metalmecânica e veja as fotos.
Fonte: Observatórios
Envie para um amigo