e receba nosso informativo
Publicado em 24/09/2014
A Inovatec
A Feira Inovatec tem como objetivo integrar as empresas ao ecossistema de inovação por meio do desenvolvimento de pesquisa científica. O evento foi promovido pelo Senai no Paraná, PUCPR, UTFPR, UFPR, TECPAR, universidades estaduais (Unioeste, Unicentro, UEPG, UEL, UEM e UENP), e pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), além de contar com patrocínio do SEBRAE e da Fundação Araucária.
A Inovatec reuniu instituições de pesquisa do Paraná e grandes nomes da inovação no Brasil com o objetivo de promover a interação entre a indústria e instituições de ensino e pesquisa em projetos de inovação tecnológica. A programação contou com painéis de discussão, talk-shows, rodadas de negócios, mesas-redondas, conferência, feira de negócios e espaço do empreendedor.
O Talk Show
Durante o Talk show: Metal-mecânico - Roadmapping e Tecnologias-chaves foram apresentados casos de inovação e suas correlações entre empresas, universidades e institutos de tecnologia. Além disso, também foram abordados os temas da área ligados a legislação e fomento. A mesa principal foi composta por duas empresas, duas instituições de ensino e por dois institutos Senai: ISI em Eletroquímica e IST em Metal-mecânico.
A Empresa ZM Bombas foi representada pelo Sr. Carlos Walter Martins Pedro sócio-administrador, fundador da empresa, vice-presidente do Sistema Fiep e sponsor da Rota Estratégica do Setor Metal-mecânico. Empresa especializada na produção de bombas hidráulicas, hidrolavadoras de pressão e sistemas eólicos para bombeamento e energia. Walter destacou a importância da Articulação da Rota Estratégica do Setor Metal-mecânico e da participação dos Institutos de Inovação em Eletroquímica e Instituto de Tecnologia em Metal-mecânica para o setor convidando os presentes a integrarem os grupos. Comentou que apesar de fazer parte do Sistema Fiep foi a primeira vez que apresentou sobre sua empresa.
A Empresa Gauss Indústria e Comércio foi representada pelo Sr. Roque Borgonovo sócio fundador do Conselho Consultivo da indústria. Especializada em eletrônica que utiliza a técnologiaThick film (substrato cerâmico) como base para fabricação de circuitos eletrônicos aplicados aos mais diversos segmentos da indústria. Borgonovo mostrou que atua no mercado brasileiro e em mais de 40 países. Também comentou sobre os desafios da indústria em relação a inovação, mercado, custo Brasil, profissionalização e internacionalização. Apresentou ainda um exemplo de layout do circuito envolvendo as etapas de projeto, corte à laser CO2, impressão dos condutores, sinterização, impressão dos resistores, ajuste dos resistores, impressão da cobertura e montagem Surface Mounting Device – SMB.
A UTFPR foi representada pelo Professor e Pesquisador Sr. Luiz Carlos de Abreu Rodrigues doutor em Engenharia Elétrica e com experiência em Pesquisa Operacional e em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção. Apresentou as áreas do Departamento Acadêmico de Mecânica (DAMEC): automação, ciências térmicas, fabricação, materiais, mecânica estrutural, metrologia e qualidade, produção e projetos mecânicos. E projetos de conclusão de curso premiados e com ganhos de resultados para processos nas indústrias como o “Renault Experience 2013”. Enfatizou que as empresas podem aproveitar esses projetos sem custo.
A PUC/PR foi representada pelo Professor e Pesquisador Sr. Ricardo Alexandre Diogo coordenador do curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica). Mostrou sobre a infraestrutura e projetos da PUC/PR. Explanou sobre trabalhos de conclusão, dissertações e tese elaborados na instituição que se relacionam com tecnologias-chaves apresentadas na rota. Apresentou também a estrutura de cursos incluindo o TECPUC; Agência PUC de Ciência, Tecnologia e Inovação; Tecnoparque e laboratórios. Comentou sobre a estrutura dos laboratórios e exemplificou sobre robôs colaborativos, metodologia lego, robôs para ambientes inóspitos.
ISI - Instituto Senai de Tecnologia em Eletroquímica, localizado em Curitiba – PR, foi representado pelo Sr. Nério Vicentedoutor em Ciência e Engenharia de Materiais e atualmente Especialista do ISI em Eletroquímica que explicou que o objetivo do ISI é de tornar-se referência em pesquisa aplicada e desenvolvimento de produtos indústrias, serviços e processos, contribuindo para a Estratégia Nacional de P&D%I. Que foi o primeiro, dos 24, lançado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e cada projeto tem equipes complementadas por pesquisadores de universidades e das próprias indústrias. Explanou ainda que poucos laboratórios no País contam com essa estrutura, pois o laboratório vai da síntese de matéria, passa pelas análises eletroquímicas e vai até as análises de imagem e eletroscopia microeletrônica. O ISI em Eletroquímica está dividido em três áreas: síntese de materiais / novos materiais, eletroquímica e análises químicas / microscopia. E convidou aos participantes e demais interessados para visitar as instalações.
O IST – Instituto Senai de Inovação em Metal-mecânica localizado em Maringá - PR foi representado pelo Sr. Luiz Antonio Mendonça, Gerente do IST MM, que contou que o instituto abrange as áreas de design integrado do produto, engenharia de produto e prototipagem, manufatura, manutenção industrial e desenvolvimento de produtos. E que os setores envolvidos são: implementos rodoviários, automotivo, serviços de usinagem, equipamentos para indústria do petróleo entre outros.
Durantes os debates pode ser verificado que apesar da disponibilidade e legislação e fomento existente para o setor muitas vezes o empresário não consegue acessá-la devido a diversos fatores e que o ideal é que pudesse ocorrer um encontro dessas informações para que esses incentivos possam ser utilizados da melhor maneira.
A feira aconteceu nos dias 16 e 17 de setembro, no Campus da Indústria do Sistema Fiep em Curitiba-PR.
Fonte: Observatórios
Envie para um amigo