e receba nosso informativo
Publicado em 22/09/2014
O presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, reuniu-se dia 18 com o prefeito de Maringá, Carlos Roberto Pupim, e participou da sessão ordinária da Câmara de Vereadores do município. Nos dois encontros, Campagnolo agradeceu a aprovação de uma lei municipal que possibilitou a doação da área onde será instalado o Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Metalmecânica. A área, onde hoje já funciona uma das unidades da instituição em Maringá – o Senai CTM, no Jardim Leblon – vai receber investimentos de cerca de R$ 8 milhões para a implantação do IST, um dos sete institutos que serão criados no Paraná para atender setores específicos da indústria. A estrutura também vai abrigar um dos quatros Laboratórios Abertos de Inovação que o Senai implantará no país.
“A intenção do Sistema Fiep é que Maringá seja um grande polo em tecnologia”, afirmou Campagnolo durante o encontro com o prefeito. “Por isso o Sistema Fiep reconhece a generosidade do poder público e os investimentos que têm sido feitos para incentivar o setor produtivo. Maringá saiu na frente com essa iniciativa e é com parcerias como esta que conseguimos alcançar nossos objetivos”, completou.
O prefeito Carlos Roberto Pupim disse se sentir honrado pelo agradecimento e afirmou que o poder público municipal é parceiro do setor industrial. “Queremos auxiliar no desenvolvimento da indústria e, para nós, é uma grande honra receber esse agradecimento tão especial por uma ação que ajudamos a concretizar”, declarou. “Ficamos muito agradecidos pela iniciativa e sempre que pudermos fazer acontecer alguma ação que favoreça a indústria de Maringá e região, contem conosco”, acrescentou Pupim.
Desenvolvimento industrial
O Senai está instalado em Maringá desde 1970 e é parte importante no processo de desenvolvimento industrial da região. Atualmente, cerca de R$ 21 milhões por ano já são investidos para manutenção das estruturas que a instituição mantém na cidade: o Instituto de Tecnologia/Senai CTM, o Senai Zona 05 e o Senai Automotiva.
Agora, com o IST em Metalmecânica, que ocupará uma área de 30,3 mil metros quadrados, a intenção é criar um local de referência no país no desenvolvimento de tecnologias para o setor. “Teremos sete ISTs no Paraná. Maringá teve o privilégio de receber um, específico na área metalmecânica, e que atenderá todo o país, em rede com os demais”, explicou o diretor do Senai no Paraná, Marco Secco. O IST auxiliará as indústrias no desenvolvimento de produtos, engenharia de materiais mecânicos, tecnologia e processos produtivos.
Inovação
Juntamente com o IST, será inaugurado, em novembro, o Laboratório Aberto de Inovação. Esta é mais uma ação do Departamento Nacional do Senai e da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para estimular a cultura da inovação no setor industrial. A seleção dos laboratórios foi feita pelo Senai, com apoio do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Nele, além da infraestrutura, os empreendedores também receberão treinamento para operar os equipamentos, uma vez que a proposta é que as próprias equipes das empresas realizem o desenvolvimento dos produtos. O espaço também possibilitará a troca de informações entre os idealizadores dos projetos, estimulando um ambiente criativo e colaborativo.
Na Câmara dos Vereadores, onde fez uso da tribuna durante a sessão desta quinta, Campagnolo destacou a instalação do laboratório. “Junto com o IST, teremos o Laboratório Aberto de Inovação, que será o único no Sul do país. Serão apenas quatro no Brasil, e um estará aqui em Maringá.”, ressaltou. O presidente do Sistema Fiep também agradeceu a agilidade do Legislativo na aprovação da lei municipal 93/2013, que autorizou o município a doar a área.
O presidente da Câmara de Vereadores, Ulisses Maia, salientou durante a sessão a credibilidade do Sistema Fiep e o grande desenvolvimento da região onde se instala o IST. “Estamos felizes e honrados de termos colaborado com a realização deste excelente projeto. Reconhecemos o trabalho de todos do Sistema Fiep e somos gratos, pois a instalação de um instituto na área do Jardim Leblon valorizou aquele local e desenvolveu a região”, disse o vereador.
Além de Edson Campagnolo e Marco Secco, também acompanharam os dois encontros o vice-presidente do Sistema Fiep e presidente do Sindimetal Maringá, Carlos Walter Martins Pedro, o gerente do IST em Maringá, Luiz Antonio Mendonça, e o gerente do Senai Zona 05, Alexandre Destefano.
O Sr. Carlos Walter Martins Pedro é também sponsor e integrante ativo do projeto de articulação setorial, conduzido pelo Sistema Fiep, por meio da equipe técnica dos Observatórios Sesi/Senai/IEL. Participou da Inovatec 2014 Talk show: Metal-mecânico: Roadmapping e Tecnologias-chave, realizado dia 17 de setembro de 2014 no Campus da Indústria do Sistema Fiep em Curitiba PR. A programação contou com a participação do IST Metal-mecânico e ISI em Eletroquímica.
Fonte: Sistema Fiep
Envie para um amigo