e receba nosso informativo
Publicado em 12/08/2014
Maringá irá receber um dos cinco projetos-pilotos do laboratório aberto que serão instalados no Brasil. O espaço denominado Laboratório de Inovação e Criatividade deverá ser inaugurado em setembro e ficará a cargo do Instituto Senai de Tecnologia (IST) Metalmecânico, com foco em desenvolvimento de inovações para este setor. O programa Laboratório Aberto – Senai é mais uma ação do Departamento Nacional do Senai e da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para estimular a cultura da inovação no setor industrial. A seleção dos laboratórios foi feita pelo Senai com apoio do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
Lídia Gomes, coordenadora de Tecnologia e Inovação do Instituto, explica que a ideia é que os empreendedores possam encontrar no local equipamentos técnicos e auxílio de profissionais especializados para desenvolver seus novos projetos, desde a ideia até a prototipagem da inovação. “A ideia não é que o empreendedor compre um serviço e sim que ele venha para este espaço e desenvolva aqui dentro a sua ideia”, explicou. Segundo Lídia, o Instituto já conta com diversos laboratórios como o de usinagem, soldagem, mecatrônica, automação e prototipagem com impressão em 3D, que estarão à disposição de empresas de todos os portes e startups.
Além da infraestrutura, os empreendedores também receberão treinamento para operar os equipamentos, uma vez que a proposta é que as próprias equipes das empresas realizem o desenvolvimento dos produtos. O espaço também possibilitará a troca de informações entre os idealizadores dos projetos, estimulando um ambiente criativo e colaborativo.
No final do mês de julho, uma comitiva do Ministério de Ciência e Tecnologia, Senai e Sebrae Nacionais estiveram no município para conhecer a estrutura do futuro laboratório. Durante a visita, foi realizada uma reunião com o Centro de Inovação de Maringá (CIM) e com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Materiais Elétricos (Sindimetal), que apresentaram o ecossistema favorável à inovação da cidade e as demandas já existentes para o laboratório aberto.
As outras quatro unidades contempladas foram o IST Alimentos, de Mato Grosso do Sul; Automação, da Paraíba; Microeletrônica, do Amazonas, e Automação e Simulação, do Rio de Janeiro. O conjunto destes laboratórios – com mais quatro do Governo Federal – forma a rede Sibratec Shop.
Fonte: Agência Fiep / Amanda Bachal
Envie para um amigo