e receba nosso informativo
Publicado em 08/08/2014
Doze unidades móveis que percorreram o Paraná levando os serviços do Sistema Fiep a todos os municípios do Estado foram expostas em Curitiba, entre os dias 19 e 21 de agosto, na mostra “Sistema Fiep em todo lugar”. A mostra integra a programação de 70 anos da Fiep, comemorados no dia 18 de agosto.
O objetivo foi mostrar aos industriais e às lideranças municipais que é possível acionar serviços de Segurança e Saúde no Trabalho, Qualidade de Vida e Educação Profissional e Tecnológica para os trabalhadores da indústria e a comunidade mesmo onde não há unidades fixas da Fiep Sesi, Senai e IEL. “Queremos mostrar a capilaridade do Sistema e suas soluções para promover o desenvolvimento do Estado por meio do crescimento sustentável da indústria. E as unidades móveis representam uma maneira rápida de chegarmos a todos os municípios do Estado, para que todos sejam atendidos com a mesma qualidade que oferecemos em nossas unidades fixas e tenham as mesmas oportunidades”, afirma o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo.
Além das unidades, a exposição contou também 5 lounges – do programa Cuide-se+ Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas; do Colégio Sesi Internacional; da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação à Distância (EAD); Faculdades da Indústria e Institutos Senai de Tecnologia e Inovação. “Nos lounges do Sesi, mostraremos alguns serviços que ainda não foram adaptados para unidades móveis, mas que são de grande importância para o desenvolvimento do setor industrial”, informa José Antonio Fares, superintendente do Sesi no Paraná. O programa Cuide-se+ recebeu recentemente o prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável, um dos mais importantes do gênero no País e a rede de Colégios Sesi ganhou neste ano sua primeira unidade internacional, voltada ao preparo de futuros profissionais para o mercado global. “Com a EJA e o EAD oferecemos a oportunidade de qualificar nossos trabalhadores, que estarão melhor preparados para os novos desafios da indústria”, destaca Fares.
Nos lounges do Senai o visitante vai conhecer melhor a proposta das Faculdades de Tecnologia e dos Institutos Senai de Tecnologia e de Inovação, suas redes de laboratórios e serviços, com pesquisa aplicada, consultoria tecnológica e inovação. “Fomos os primeiros no país a inaugurar um Instituto Senai de Inovação e estamos bastante adiantados com a implantação dos Institutos Tecnológicos. Até o final do ano, deveremos ter 2 unidades inauguradas, o Instituto Senai de Tecnologia de Meio Ambiente e Química, na Cidade Industrial de Curitiba e o IST de Madeira e Móveis em Arapongas”, lembra Marco Secco, diretor do Senai no Paraná, que também destacou o trabalho dos Laboratórios Didáticos Móveis do Senai. “O objetivo é levar a educação profissional de qualidade, sobretudo a locais que não contam com escolas fixas ou como complementação das atividades dessas unidades. A portabilidade e os programas em EAD permitem que os cursos do Senai cheguem a todos os interessados, sem a necessidade de construção de novas salas, em função da realização de parcerias locais”, explica Secco.
Fonte: Agência Fiep.
Envie para um amigo