e receba nosso informativo
Publicado em 04/08/2014
Representantes das 26 unidades de pesquisa que compõem o Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNano) estiverão reunidos em Brasília, entre os dias 29 à 31, discutindo ações para o setor de Nanotecnologia no Brasil. Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o workshop Sibratec SisNano: A Nanotecnologia como Plataforma para a Inovação marca o início de uma articulação entre o Sisnano e o Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec).
O Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI) participa do encontro por meio do seu coordenador de Desenvolvimento Tecnológico, Paulo Gustavo Pries de Oliveira, que apresentou ações desenvolvidas pelo Centro de Caracterização em Nanotecnologia (Cenano). O Cenano agrega pesquisas e serviços das áreas de Catálise e Processos Químicos (DCAP); Corrosão e Degradação (DCOR); Processamento e Caracterização de Materiais (DPCM); e Ensaios em Materiais e Produtos (DEMP) do INT.
O workshop discute a criação de três redes de nanotecnologia dentro do Sibratec: Serviços tecnológicos; Inovação em nanomateriais e nanocompósitos; e Inovação em nanodispositivos e nanossensores. A formação dessas redes será organizada por comitês de gestão ligados ao MCTI, que irão identificar, entre os laboratórios que compõem o SisNano, quais deverão atuar em cada uma das redes.
Durante o evento, também está sendo discutida a proposta de entrada do Brasil no projeto europeu de regulamentação em nanotecnologia (NanoReg), que agrega 60 instituições parceiras e 11 países da Europa e quatro de outros continentes.
Entre os participantes do encontro estiveram presentes o coordenador-geral de Micro e Nanotecnologias do MCTI, Flávio Orlando Plentz Filho; o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Alvaro Prata; o coordenador-geral de Serviços Tecnológicos, Jorge Mario Campagnolo; e o diretor de Engenharias, Ciências Exatas e Humanas e Sociais do CNPq, Guilherme Sales Soares de Azevedo Melo.
SisNano e Sibratec
O SisNano é composto por laboratórios especializados e multiusuários direcionados a pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) em nanociências e nanotecnologias. Entre os objetivos, o sistema visa mobilizar as empresas instaladas no Brasil e apoiar as suas atividades; promover o avanço científico e tecnológico e a inovação; aperfeiçoar e reforçar a infraestrutura existente e universalizar esse acesso à comunidade científica do país.
O Sibratec visa apoiar o desenvolvimento tecnológico do setor empresarial nacional e as atividades de pesquisa e desenvolvimento voltadas para a inovação em produtos e processos, com base nas prioridades das políticas industrial, tecnológica e de comércio exterior. Está organizado em três conjuntos de redes: Centros de Inovação, Serviços Tecnológicos e Extensão Tecnológica.
Fonte: MCTI e da Agência Gestão CT&I
Envie para um amigo