e receba nosso informativo
Publicado em 14/04/2014
Empresários divulgam nome de Canoas em feira na Europa
Hannover/Alemanha - Buscar alternativas para manter a competitividade e os empregos da indústria local. Estes são os principais objetivos do Sindicato das Indústrias Metalmecânica e Eletroeletrônica de Canoas e Nova Santa Rita nesta semana, durante a sua 12ª participação consecutiva na Feira Industrial de Hannover, que se encerra nesta sexta-feira, na Alemanha. A missão de visitação do Simecan integra um grupo que tem também empresários e entidades de vários estados, por meio da Confederação Nacional da Indústria, com o apoio da Apex Brasil. Já o Sebrae/RS, através de Chamada Pública, selecionou 15 micros e pequenas empresas gaúchas para receberem um subsidio de participação no evento, entre elas as canoenses STI Serviços Técnicos Industriais de Talhas Ltda. e a Omnitec Automação Ltda., ambas associadas ao Simecan.
Considerado o maior evento do setor no mundo, a Feira Industrial de Hannover tem como tema principal neste ano “Indústria Integrada – os próximos passos”, que reflete o foco contínuo da feira voltado a um desafio de importância crucial para o futuro da indústria, mapeando seus próximos passos.
De acordo com o presidente do Simecan, Roberto Machemer, uma feira como a de Hannover pode representar grandes oportunidades. “Claro que o foco são negócios, mas sabemos o quanto é difícil competir com a indústria de países desenvolvidos, onde os custos de produção não são tão altos quanto os do Brasil, e onde a tecnologia é mais disponível. Mas estar em Hannover significa conhecer de perto o que está acontecendo em todos os setores, quais são as tendências, para onde o mundo está caminhando. O objetivo primeiro é o de se atualizar, de buscar ideias. Mas também é possível prospectar representações comerciais e joint ventures, como já aconteceu com empresas associadas em anos anteriores”, lembra Machemer.
Indústria integrada
Para se manterem competitivas as indústrias precisam fazer com que seus processos de produção e seus recursos sejam os mais eficientes possíveis. Eles precisam ser capazes de responder rapidamente às mudanças no mercado e, ao mesmo tempo, satisfazer à crescente demanda de individualização e personalização do produto. “Nosso empresário é muito competente e muito ágil, com capacidade para superar as mais diversas situações. Em Hannover, será possível ver na prática este conceito de Indústria Integrada, sincronizando todas as etapas de produção”, acrescenta Roberto Machemer.
A comitiva da Simecan visita detalhadamente cada um dos pavilhões em busca de alternativas de competitividade e manutenção de empregos para suas indústrias associadas do setor metalmecânico e eletroeletrônico. E, para mostrar também o potencial de Canoas e Nova Santa Rita, que somam um PIB de US$ 10 bilhões e onde são fabricadas centenas de diferentes produtos, desde parafusos a geradores eólicos, passando por motores veiculares e elétricos, tratores, máquinas injetoras e transformadores de potência, preparou um folder institucional trilíngue. Entre as vantagens da região, estão bons índices de qualidade de vida, localização privilegiada e uma infraestrutura completa.
Fonte: Correio de Notícias
Envie para um amigo