e receba nosso informativo
Publicado em 07/03/2014
O sistema de agendamento de cargas foi adotado há mais de 10 anos no Porto de Paranaguá, no Paraná, e depois de muitos ajustes, as filas acabaram.
A programação do porto é organizada de acordo com a ordem dos navios para atracar. Todos os dias, a equipe de logística se reúne para programar a chegada dos caminhões carregados de grãos.
As senhas para as transportadoras são liberadas de acordo com a carga de cada navio. O cronograma é feito com dois dias de antecedência e baseado na capacidade de armazenamento do porto, que é de 1 milhão de toneladas para os 10 terminais.
A exportação de grãos representa a metade de toda a movimentação do Porto de Paranaguá e a maior parte disso chega pelos caminhões, por isso, o sistema online, que organiza e monitora a chegada das cargas, melhorou não só a logística e a vida dos caminhoneiros, mas também a organização de toda cidade.
Antes da criação do sistema, as filas de caminhões faziam parte da rotina de Paranaguá. Quando chovia, o congestionamento chegava a 100 quilômetros de espera e muita confusão. O sistema carga online foi criado em 2001 e foi sendo aprimorado. O último registro de fila de caminhões a espera para descarregar é de 2012.
O motorista, que antes sofria por dias parado na estrada, passou a ter controle de quando chegar ao porto. Por mensagem de celular, ele sabe se a entrada do caminhão no pátio de triagem está autorizada ou não.
Fonte: G1
Envie para um amigo