e receba nosso informativo
Publicado em 28/10/2013
O reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Anísio Brasileiro, e o chefe do Departamento de Ciências, Infraestrutura e Tecnologia 3 (Engenharias), Ricardo Rosa, assinaram no dia 24/10, a ordem de serviço para a construção do prédio do Instituto Nacional de Tecnologia em União e Revestimento de Materiais (INTM), no campus Recife da UFPE, por tras do Centro de Informática.
Obra orçada em R$ 9,25 milhões, a obra é financiada pela Finep, em parceria com a UFPE. Com 3.200m2 de área, a construção do edifício começa este mês e deve ser concluída em até um ano. O objetivo do Instituto é prover soluções tecnológicas para as atividades de projeto, construção, operação e manutenção, que necessitem de união de materiais e engenharia correlata. Isso acontecerá por meio de capacitação de pessoal especializado e da prestação de desenvolvimento em parceria com empresas, centros de pesquisa, universidades e instituições que atuem na área de foco do instituto.
Outra finalidade do empreendimento é atender aos setores industriais de petróleo e gás, construção naval, offshore, refino, petroquímico, siderúrgico e metal-mecânico. Além disso, o INTM também agregará competitividade às empresas por meio da prestação de serviços nas áreas de integridade estrutural, que inclui ensaios, serviço de inspeção, caracterização de materiais, referentes a serviços laboratoriais, consultoria e P & D; e serviços de qualificação, formados por produto, processos e pessoas.
Ligado ao Centro de Tecnologia e Geociências da UFPE (CTG), o instituto será formado por um conselho diretivo, uma diretoria executiva, coordenações de comunicação e de administração e finanças e gerências de pesquisa, desenvolvimento e pós-graduação e de tecnologia e negócios. Contará, ainda, com os seguintes laboratórios: preparação metalográfica e de amostras; microscopia ótica; caracterização química; análise de material; análises térmicas; caracterização de revestimento; desenvolvimento de materiais e ensaios mecânicos; mecânica fina; ensaios dinâmicos; solda convencional; solda especial; ensaios micromecânicos; ensaio por partícula magnética; ensaio por ultrassom e tratamento térmico. O prédio terá também oficinas, auditório, almoxarifado, sala de professores, salas de aula, depósito e setor administrativo.
Fonte: UFPE
Envie para um amigo