e receba nosso informativo
Publicado em 30/09/2013
"É hora de estimular a cultura, inovação, transformação, de desafiar status quo, e isso só é possível trocando informações", alertou João Chiabi Duarte, vice-diretor da Regional Espírito Santo, ao dar as boas-vindas aos participantes do 17º Seminário de Automação e TI Industrial, ontem (24). "Nossa grande oportunidade está num evento desta magnitude, não apenas pelo rico conhecimento que é apresentado por meio de sessões técnicas, mas também pelas relações laterais que firmamos aqui".
A contribuição de TA e TI Industrial para o aumento da produtividade é indiscutível, já que por intermédio dessas tecnologias obtém-se otimização, controle e qualidade dos processos e produtos, garantindo o aumento da eficiência operacional, confiabilidade dos resultados, redução de custos operacionais, entre outros benefícios. "Quem não despertar para a inovação e para a forma de fazer melhor buscando transformação e competitividade vai ficar pra trás", afirma.
Exemplificando, ele citou a grande concorrente China, que conta com 4 mil pessoas dedicadas a estudar terras raras, enquanto aqui há em torno de 70. Como o volume de habitantes naquele país é bem maior que o do Brasil, o vice-diretor insiste que a saída é aprender a lidar com a melhor arma que os brasileiros têm: a criatividade. Além disso, devem acreditar, investir e tirar o maior proveito das instituições aqui locadas, principalmente das universidades, que são de primeira linha.
Neste sentido, a ABM têm se aproximado cada vez mais dessas renomadas instituições de ensino com a finalidade de oferecer ao mercado cursos de pós-graduação de alta qualidade para suprir a demanda por profissionais capacitados, além de contar em seu portfólio com programas que abrangem diversas áreas de atuação da engenharia, em diferentes modalidades, inclusive ensino a distância (EAD) e In Company.
Para Horacídio Leal Barbosa Filho, diretor-executivo da ABM, a preparação e o estímulo dos profissionais têm reflexo significativo perante a melhor utilização dos recursos. "Tão importante quanto máquinas e equipamentos são a capacitação e qualificação da mão de obra. Trabalhador preparado é capaz de entender e extrair o máximo dos equipamentos mais sofisticados e, ainda, ser um interlocutor e agente inovador dentro das empresas".
As atividades do Seminário de Automação estendem-se até dia 27, com apresentações de 36 trabalhos técnico-científicos, palestras, mesa-redonda, visita técnica e exposição de produtos e serviços de importantes empresas da área. Ele está acontecendo no Hotel Ilha do Boi, em Vitória (ES).
Fonte: Serviço de Imprensa da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração
Envie para um amigo