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Publicado em 11/09/2013
Donos de micro e pequenas empresas paraenses estão cada vez mais convencidos de que é preciso investir em inovação para competir. A lição é reforçada na oficina realizada em parceria pelo Sebrae e Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), que faz parte das duas instituições para incentivar a adoção de práticas continuadas de inovação e elaboração de planejamento estratégico.
Com duração de dez semanas, a oficina aborda com linguagem simples e metodologia prática vários temas importantes para tornar as empresas mais competitivas, como definição de desafios, captação de ideias dentro e fora do negócio, busca de conhecimentos, elaboração de plano de ações, comunicação de metas e objetivos aos funcionários e execução das soluções encontradas. Visitas aos empreendimentos também fazem parte do cronograma de atividades.
Ao longo dos trabalhos, os empresários também são orientados a realizar atividades com os seus funcionários. “O que mais mudou foi a forma de fazer os planos de ação. Também, além de melhorar nossas técnicas, aprendemos a integrar o grupo e selecionar mais as ideias”, diz a empresária Adriana Dahmer, que participou da última turma.
A gestora do Programa Agentes Locais de Inovação no Parána, Naiana Mainieri, avalia positivamente o trabalho realizado. “Vejo como bastante satisfatório os resultados: todos participaram assiduamente aos encontros e se envolveram em todas as atividades”, afirma.
Quem também destaca os resultados positivos do trabalho é o empresário Ricardo Borges. “Depois da oficina consegui aplicar a planilha de plano de ações em um de nossos escritórios e, agora, já vou aplicar em outro”, comenta. Segundo ele, o que mais chamou atenção foi a técnica chamada de chuva de toró. “Passei a ouvir mais as pessoas. Para mim, só isso já valeu muito”, reforça o empresário que está sendo acompanhado à distância pelol consultor.
Já a empresária Raquel Dias diz que suavisão geral sobre inovação mudou depois da oficina. "Sempre pensamos que era caro inovar, que era difícil, não sabíamos como fazer. Mas, agora, sabemos que é possível e simples”, destaca.
Fonte: Agência Sebrae
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