e receba nosso informativo
Publicado em 20/08/2013
Os 69 anos da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) foram marcados por homenagens a empresários que têm um trabalho reconhecido e admirado nos mais diferentes segmentos e de diversas regiões do estado. Dentre os homenageados estava o Senhor Tamotu Oda do Setor Metal Mecânico. Ações como esta estão ligadas a Rota Estratégica para o Futuro da Indústria Paranaense – Roadmapping de Metal Mêcanica (Frente, Verso), que representa competitividade e representatividade no Polo de Competitividade, visão 2.
Sete irmãos, duas irmãs e valores que cruzaram mares até aportarem no interior do Paraná. Foi com esta bagagem que o filho de imigrantes japoneses, Tamotu Oda, cresceu em Bandeirantes. Ainda criança, aprendeu a acordar muito cedo para trabalhar com o pai. Em 1959, com apenas 19 anos, fundou com o irmão a Auto Elétrica Oda e depois de 40 anos, abriu sua própria indústria, a Retífica Oda. Casado, pai de duas filhas e um filho, ele também dedicou tempo a ações sociais.
Por seu trabalho e pela liderança que exerce junto à comunidade, Tamotu Oda foi indicado pelo Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios (Sindirepa) e Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Paraná (Sindimetal) para receber a medalha de Mérito Industrial do Paraná 2013.
Tamotu Oda também dividiu a homenagem com a família e fez questão de se lembrar de sua origem humilde. “Sou filho de imigrante, nascido em uma fazenda, estudei pouco, mas com ajuda dos meus pais consegui fazer alguma coisa de bom para minha cidade. É muita honra para uma pessoa que veio praticamente do nada”, disse.
Envie para um amigo