e receba nosso informativo
Publicado em 06/08/2013
Foi realizado em Maringá e Ponta Grossa a última etapa da rodada de diálogos sobre fontes de fomento para inovação. Realizados pelo Senai, em parceria com a área de Fomento da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), o objetivo dos diálogos foi apresentar aos empresários paranaenses os diversos financiamentos para inovação, disponíveis por exemplo pela Agência Brasileira da Inovação (FINEP), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Edital Senai Sesi de Inovação.
O Edital Senai Sesi de Inovação chega a sua edição 2013 com R$ 30 milhões disponíveis para investimentos em inovação tecnológica e social, incrementando assim a competitividade da indústria brasileira. As empresas que tiveram projetos aprovados através do edital nos últimos anos foram homenageadas durante os diálogos e receberam o certificado “Cooperação Senai – Indústria para a Inovação – quando as ideias ganham vida e a indústria ganha força”.
Em Maringá, o presidente do Sindimetal Maringá e vice-presidente da Fiep, Carlos Walter, destacou a importância da parceria do Sistema Fiep para fomentar a inovação na indústria. “Poder contar com a ajuda do Sistema Fiep é muito bom. Como empresários, temos que pensar não só no dinheiro oferecido para tocar os projetos inovadores, mas no trabalho especializado e na dedicação em construir algo novo. Isso o dinheiro não mensura”, disse. A empresa de Walter, a ZM Bombas, foi uma das homenageadas. A ZM desenvolveu através do Edital Senai Sesi de Inovação o Catavento ZM, projeto inovador e ecologicamente correto, que não agride a natureza. Ainda foram homenageadas, em Maringá, as empresas Blocopav, Cimflex, Loriella, Casulo Feliz, Tooling Equipamentos Óticos e Monte Fuji.
A rodada aconteceu em todo o Paraná. Além de Maringá e Ponta Grossa, empresários de Telêmaco Borba, Pato Branco, Curitiba, Cascavel, Toledo, Londrina e Arapongas puderam conhecer as fontes de investimentos durante o mês de julho.
O Sr. Carlos Walter é também Sponsor do projeto de Articulação Rota Estratégica para o Futuro da Indústria Paranaense – Setor Metal Mecânico - Roadmapping de Metal Mêcanica (Frente, Verso), conduzido pelo Sistema Fiep, por meio da equipe técnica dos Observatórios Sesi/Senai/IEL. Atividades como está de fomento para inovação está proposta na rota de Metal Mecânica.
Fonte: Agência Fiep.
Envie para um amigo