e receba nosso informativo
Publicado em 21/06/2013
Curitiba recebeu o II Venture Forum Sul-Brasileiro, promovido pela Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), FIERGS, FIESC e Senai no Paraná. Durante o evento, investidores de olho no potencial, crescimento e inovação dos empreendedores da região Sul poderão assistir à apresentação dos planos de negócios de empresas previamente selecionadas e capacitadas. O fórum de investimentos foi criado para facilitar o contato entre empreendedores em busca um sócio para financiar suas empresas e investidores procurando novos negócios.
Da exposição de planos de negócios participarão 10 empresas, com faturamento anual entre cerca de 1 a 23 milhões de reais, dos setores de TI, moda, tecnologias limpas, saúde, alimentação, agronegócios e construção civil. Para chegar à etapa final elas passaram por um processo de seleção em que foram avaliados critérios como inovação, produtos e processos de produção, perfil de equipe, alternativas de saída e retorno financeiro. 70% das participantes são paranaenses.
Filipe Cassapo, gerente de inovação do Senai, acredita que a chave da competitividade industrial brasileira está na capacidade de acelerar o desenvolvimento dos empreendimentos em tecnologia e inovação. “Neste contexto, o Venture Forum Sul Brasileiro dará uma contribuição absolutamente fundamental, que consistirá em aproximar de forma sistêmica e planejada os empreendedores inovadores de alto impacto, com o capital a busca de bons projetos. A criação de uma cultura e formas sistemáticas de maximizar o uso de capital empreendedor para negócios inovadores tornou-se fundamental para o crescimento econômico do país”, destaca Cassapo.
Segundo o presidente da ABVCAP, Clovis Meurer, a aproximação de investidores aos projetos de investimento da região facilita a avaliação das potencialidades e da viabilidade dos negócios. “A região Sul do país responde por parcela significativa do PIB brasileiro fruto de um histórico de empreendedorismo nas áreas de agronegócios, indústrias e serviços que determinam uma demanda crescente de investimentos para seu crescimento no cenário econômico do Brasil”, conta Meurer.
A região Sul representa 16,5% do PIB, de acordo estatísticas do IBGE. Os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm um histórico de empreendedorismo nas áreas de agronegócios, indústrias e serviços que determinam a demanda crescente de investimentos para o seu crescimento na economia do país, colocando-os no radar dos gestores e investidores de fundos de private equity, venture e seed capital.
O II Venture Forum Sul-Brasileiro conta com parceria institucional da ABDI, BM&FBOVESPA, FUMIN/BID e KPMG, metodologia Inovar/Finep, apoio da AGDI, Badesul, Confrapar, CRP, Criatec, CVentures, Endeavor, Global Environment Fund, Graycliff Partners, Inseed Investimentos e Sebrae/PR, além da parceria de mídia do Portal Acionista.
Fonte: Agência Fiep
Envie para um amigo