e receba nosso informativo
Publicado em 17/06/2013
Como parte das comemorações do ano da Alemanha no Brasil e dos 70 anos do Senai no Paraná, acontece na próxima semana, de 18 a 21 de junho, o Senai–BW Tech 2013. O evento, que é iniciativa do Ministério das Finanças e Economia do Estado alemão de Baden-Württemberg e do Senai, será realizado em conjunto com organizações brasileiras em Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu.
Com o objetivo de apresentar novas tecnologias voltadas a energias renováveis e sustentabilidade, além de promover o intercâmbio entre instituições de pesquisa e empresas da Alemanha e Brasil, o Senai-BW Tech será dividido na realização do Simpósio de Energias Renováveis e do Fórum de Inovações Baden-Württemberg. Destinado a líderes e especialistas dos setores público e privado, provenientes de instituições, associações e empresas que queiram otimizar a utilização de energia na busca por sustentabilidade, o evento possibilitará a aproximação das experiências implantadas nas duas regiões, criando novas oportunidades de interação em uma área vital para o futuro.
Fórum de Inovações Baden-Württemberg – O Fórum será realizado no dia 18, em Curitiba e no dia 21, em Londrina. Durante o evento, a comitiva de Baden-Württemberg irá apresentar os investimentos em inovação no estado alemão, além de formas de produção e mobilidade sustentável e os arranjos produtivos locais de Stuttgart. Também serão apresentados cursos voltados para a indústria brasileira, formas de se atingir a eficiência energética nas empresas e tecnologias e inovações sustentáveis para a indústria moveleira.
Simpósio de Energias Renováveis – O Simpósio acontece no dia 19, em Curitiba e dia 21, em Foz do Iguaçu, com apoio da Itaipu e Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Durante o Simpósio será apresentado o panorama atual da utilização de fontes de energias alternativas no Brasil e em Baden-Württemberg. A programação será dividida em três blocos: Energia Solar, Biogás e Distribuição e Legislação.
No primeiro bloco, serão discutidos temas como o mercado de energia solar, programas de incentivo para sua utilização em áreas urbanas e rastreamento solar com tecnologia MDL da empresa DEGER. Sobre biogás, o Dr. Hans Oechsner, da Universidade Hohenheim, discutirá o acréscimo de valor no local que conta com a tecnologia e Cícero Jaime Bley Junior, da Itaipu Binacional, apresentará como foi a estruturação do Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás-ER). Encerrando a programação, o último bloco abordará a influência das energias renováveis sobre o comportamento da rede e o mercado de energia solar no Brasil.
Parceria
O Senai no Paraná acredita que a soma de esforços é fundamental para o alcance de bons resultados. A primeira relação de cooperação internacional entre o Departamento Nacional do Senai e Baden-Württemberg foi em 1983, com o desenvolvimento do Programa de Formação de Supervisores de 1ª linha para o setor metalomecânico, que envolveu os estados do Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Em 1990, a cooperação entre a entidade e Baden-Württemberg possibilitou a implantação do Centro de Tecnologia da Madeira e do Mobiliário (Senai-CETMAM) em São José dos Pinhais. Em 1995, a parceria, antes restrita ao setor madeireiro, passou também a englobar o setor ambiental, por meio do Centro de Tecnologia em Saneamento e Meio Ambiente (Senai-CETSAM), em Curitiba.
A partir de 2003, foram organizadas missões técnico-empresariais à Alemanha, para conhecer novas tecnologias em feiras, exposições e visitas a empresas, instituições e associações de classe. Em 2005, foi criado o Centro de Informação da Madeira, Móveis e Meio Ambiente, para promover a transferência de informação e a cooperação entre instituições e empresas dos dois Estados.
Fonte: Agência Fiep
Envie para um amigo