e receba nosso informativo
Publicado em 23/05/2013
A evolução dos estudos da nanotecnologia e o surgimento de materiais que inovarão e proporcionarão mais qualidade de vida ao ser humano são alguns dos assuntos que serão discutidos no Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia. O encontro será realizado dia 3 de junho, no Centro de Convenções Milenium (Rua Dr. Bacelar, 1.043, Vila Mariana, SP).
A nanotecnologia estuda a manipulação da matéria numa escala atômica e ou molecular, e busca inovar invenções para proporcionar mais qualidade de vida ao ser humano e novas propriedades, nunca antes alcançadas pelos materiais tradicionais.
Promovido pela Seção São Paulo da SAE BRASIL, o encontro irá debater os avanços em novos materiais, o desenvolvimento de equipamentos que possibilitem a manipulação em escala manométrica e, ainda, levantar as evoluções sobre o assunto no mundo e no Brasil. “Além disso, este ano abordaremos os temas relacionados às novas regras Inovar Auto, que tem sido um grande desafio para a indústria nacional”, explica o chairperson do encontro, Marco Colosio.
Segundo o diretor da Seção São Paulo, Edgar De Lucas, o contínuo aparecimento de novas aplicações das chamadas nano formas na indústria automobilística não deixa dúvidas de que o futuro chegou. “E no Brasil, as necessidades de redução de massa e otimização de consumo de combustível impostas pelo novo regime automotivo trazem impulso adicional, permitindo que os novos desenvolvimentos globais possam chegar mais rapidamente ao nosso mercado”, comenta.
O Simpósio reunirá empresas que integram a cadeia automotiva e as intuições de pesquisas que realizam estudos no campo de materiais e nanotecnologia. “Desta forma a junção de interesses pode servir de trampolim para as novas iniciativas daqui para frente”, diz.Colosio.
O engenheiro acredita que a necessidade de desenvolvimento de novos materiais e ou uso da nanotecnologia é um dos caminhos mais promissores para alcançar as reduções de massas e custos e aumento de desempenho, sempre perseguidos pelas montadoras. “Nunca estivemos com tantas oportunidades em viabilizar P&D como agora”, comenta.
Para Edgar De Lucas, a indústria vive uma era de profundas transformações na forma como trabalha os materiais e seus processos produtivos. “Novas ferramentas surgem em consequência, na simulação computacional e nos métodos de fabricação das nanoestruturas. Uma verdadeira mudança de patamar, da pura pesquisa científica, com seus laboratórios e prototipagem especializados, até a industrialização dos novos produtos, com seus desafios comerciais, de confiabilidade e produtividade”, diz.
“Os simpósios da SAE BRASIL promovem o debate sobre áreas específicas da mobilidade com foco na ciência, na tecnologia e na inovação, que são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social brasileiro”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.
Fonte: SAE Brasil e Categoria Notícias / Marcus Lessa
Envie para um amigo