e receba nosso informativo
Publicado em 21/05/2013
Uma comitiva paranaense formada por lideranças do Governo, ACP e Fiep esteve na semana passada em missão politica e empresarial na Croácia. O objetivo é fomentar negócios e investimentos para o Paraná e promover a troca de experiência com empresas de tecnologia de ponta do país nas áreas de energia, gás, veículos automotivos, robotização, entre outras. A missão se estende nas próximas semanas para a Rússia e França com vistas ao fortalecimento das relações econômicas já existentes e à atração de novos negócios para o Paraná.
A comitiva é formada pelo Governador do Estado, Beto Richa, o vice-presidente da Fiep, Rommel Barion, e o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Edson José Ramon, o presidente da Copel, Lindolfo Zimmer, o presidente do Grupo Fenicia S.A e o vice-presidente da Campodoro e CHG Engenharia, Carlos Henrique Gusso.
As lideranças foram recepcionadas pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Europeus da República da Croácia, Josko Klisovic. Durante o encontro, foi apresentado pela comitiva o potencial paranaense para a atração de investimentos dentro do projeto de fortalecimento do intercâmbio comercial e cultural entre Brasil e o país europeu.
“A Croácia está interessada no investimento de indústrias paranaenses e quer atrair negócios para o país. Viemos mostrar o que o Paraná tem a oferecer e também atrair investimentos para o Estado com o objetivo de preencher lacunas em nossa cadeia produtiva”, destacou o vice-presidente da Fiep, Rommel Barion.
Durante a semana, a comitiva visitou a empresa Koncãr, fabricante de veículos elétricos, de equipamentos para usinas de energia, metrô, trens elétricos, entre outros. O grupo foi recepcionado pelo presidente da empresa, Darinko Bago e diretores. Segundo Barion, a Koncãr ficou interessada em fomentar negócios no Paraná. “Eles deverão organizar uma visita em outubro ou novembro para estreitar relações e buscar oportunidades concretas de negócios. Nessa oportunidade, conhecerão de perto as atividades do Sistema Fiep e especialmente do Centro Internacional de Negócios (CIN), que tem o objetivo de ajudar as empresas paranaenses na sua internacionalização”, disse.
De acordo com a Rota Estratégica para o Futuro da Indústria Paranaense – Roadmapping de Metal Mêcanica (Frente, Verso), o fortalecimento das relações com o CIN é um dos fatores críticos de Competividade, Visão 2. E que para as empresas que desejam se instalar no país europeu, o CIN oferece todo o suporte necessário como, orientação, reuniões de negócios, consultoria especializada e inteligência de mercado. “Para a realização de negócios efetivos, é necessário que os empresários promovam reuniões “face to face”, assim podem conhecer melhor as necessidade de cada um e definir parcerias concretas”, afirmou Rommel Barion, que é também coordena o Conselho Temático de Comércio Exterior do Sistema Fiep.
A comitiva visitou ainda o complexo industrial Dok-ING, especializado na fabricação de veículos leves e pesados elétricos por controle remoto. O grupo foi recepcionado pelo presidente da empresa, Gordon Kolak. Também participou das visitas às empresas da Croácia o presidente da Copel, Lindolfo Zimermann.
Na quinta-feira (16) a comitiva foi recebida pela Croation Chamber of Economy – International Relations Department. Recepcionou o grupo o diretor da organização, Miroslav Karamarkovic, mais sua equipe de 25 empresários. Segundo Barion, durante o encontro, foi discutido sobre a elaboração de um acordo de cooperação entre a Câmara de Comércio da Croácia, Fiep e ACP, que poderá ser assinado em breve, no Brasil.
A Câmara de Comércio local, juntamente com a FIEP e a ACP, vai elaborar o memorando do acordo de cooperação comercial bilateral, a ser assinado pelas partes. O presidente da ACP, Edson José Ramon, destacou a importância dos contatos com empresários croatas e a perspectiva promissora de negócios, sublinhando a contribuição efetiva do empresário Ahmad Nasser, recentemente indicado pelo embaixador da Croácia no Brasil, Drago Stambuk, para o posto de cônsul honorário daquele país no Paraná e Santa Catarina.
As visitas na Croácia foram finalizadas em reunião no Ministério da Economia do país. A comitiva foi recepcionada pela ministra Jelena Zrinski Berger. Na ocasião foram apresentados os potenciais do Sistema Fiep e da indústria e setor empresarial do Paraná. “O Ministério irá acompanhar e apoiar o Memorando de Entendimento que pretendemos fazer com a Câmara Croata de Comércio”, afirmou Barion.
Nesta semana, a missão paranaense cumprirá agenda na capital russa. Os primeiros compromissos serão na Embaixada do Brasil e na Câmara de Comércio de Moscou.
Fonte: ICNews.com.br
Envie para um amigo