e receba nosso informativo
Publicado em 15/05/2013
O Simpósio foi aberto por Jorge Marquesini diretor da SAE BRASIL – Seção Paraná e Santa Catarina. As palestras foram divididas em módulos, o evento contou com a participação de diversas empresas do setor.
A Secretaria do Estado do Paraná foi representada pelo Prof. Eduardo Gobbi mostrando o forte trabalho com relação a políticas públicas na infraestrutura para desenvolvimento do estado vinculado a questões ambientais. Gobbi ressaltou que as políticas públicas promovem o desenvolvimento sócio econômico e que a interação com outras secretarias é importante para melhorar a infraestrutura. Ele destacou ainda que o governo pode ser articular com a iniciativa privada para atingir o desenvolvimento sustentável esperado.
O Instituo de Tecnologia do Paraná - TECPAR apresentou alternativas para matriz energética global e elétrica. O palestrante Willian Gomes mostrou a ideia do autoprodutor de energia, ou seja, quem produz consome além das alternativas já conhecidas como: biomassa, eólica, biocombustível entre outras.
Ivan Souza Pinto mostrou os casos da empresa Blount International, do seguimento de correntes de motosserras, onde o evento Kaizen (Kai = melhoria; Zen = contínua) gerou sustentabilidade e eficiência nos processos de manufatura.
A GM do Brasil apresentou a planta industrial sustentável de sua fabrica em Joinville-SC . O palestrante Antonio Silva mencionou ainda a eficiência energética e de equipamentos, além de aquecimento solar, uso racional da água, qualidade no ambiente de trabalho entre outros fatores utilizados nas instalações.
Ainda sobre eficiência energética, a Siemens, representada por Daniel Coppini, expôs que o maior consumo de energia se encontra nas indústrias relacionado a motores e que a eficiência nestes casos é medida verificando o consumo em relação a utilização da mesma.
Celso Placeres mostrou a tecnologia lançada pela Volkswagen: Think Blue Factory que prima a filosofia de pensamento sustentável em vários aspectos como: uso eficiente dos recursos, redução de emissões, aplicação em todas as plantas produtivas da empresa.
A APS3 apresentou seu software de gerenciamento de PCP, com interface para os principais sistemas ERP disponíveis no mercado. O objetivo desta plataforma é permitir ao operador de PCP mais flexibilidade para definição do sequenciamento de produção e proporcionar alternativas de análise baseadas em materiais, disponibilidade de recursos primários e secundários, além de permitir a retro alimentação do sistema ERP diretamente pelo software da APS. Deste modo a APS busca por meio de seu software evitar a necessidade de planilhas Excel, e análise manuais para definições de balanceamento de linha voltado para aumento de produtividade na manufatura.
O Simpósio SAE BRASIL de Sistemas de Manufatura contou com um bom número de representações das empresas e a organização, e sob a responsabilidade de Regina Bonote, o evento foi muito bem organizado e permitiu aos participantes aproveitar ao máximo da estrutura disponibilizada.
Os Observatórios SESI/SENAI/IEL prestigiaram o evento, e por meio da duradoura parceria junto à SAE, promoveu sua realização auxiliando nos aspectos de infra-estrutura e divulgação necessárias para o mesmo.
Envie para um amigo