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Publicado em 29/04/2013
Funcionários da fábrica da GE Transportation em Contagem (MG) concluíram no último dia 24 de abril a montagem da primeira locomotiva de carga de grande porte com índice de nacionalização superior a 60%. Com a conclusão do primeiro Plano de Nacionalização Progressiva autorizado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o índice de nacionalização da GE Transportation chegou a 63% – dois pontos percentuais acima da meta prevista – na locomotiva do modelo AC44. Mais de 3,5 mil itens utilizados na AC44 são hoje produzidos localmente.
“A parceria com o BNDES para a nacionalização de locomotivas introduz novas tecnologias na cadeia nacional e ajuda a transformar o País em um polo de produção no segmento ferroviário. Por facilitar a aquisição das locomotivas no território nacional, o processo também ajuda a reduzir o Custo Brasil, levando em consideração que o transporte de carga, se feito por estradas de ferro, torna-se mais barato e mais eficiente do ponto de vista energético”, afirma Guilherme Mello, presidente e CEO da GE Transportation para a América Latina.
Para cumprir o plano, assinado em 2008 e com duração de cinco anos, a GE Transportation investiu cerca de US$ 20 milhões. Uma parcela desse valor foi direcionada ao desenvolvimento de 56 novos fornecedores locais, que receberam mais de 300 mil horas em treinamentos e homologação. Parte dos fornecedores tornou-se capaz, inclusive, de exportar produtos. A nacionalização também envolveu a criação de aproximadamente 1,1 mil postos de trabalho diretos e indiretos, além da capacitação de engenheiros para atuar no mercado ferroviário. O valor investido faz parte do volume total de mais de US$ 35 milhões em recursos a serem aplicados na fábrica de Contagem até o fim de 2013.
“Trabalhamos para que a nacionalização preencha lacunas em segmentos estratégicos na indústria nacional. Uma empresa global como a GE, com vasto conhecimento técnico e grandes parceiros globais, tem participação fundamental na incorporação de novas tecnologias e no desenvolvimento da cadeia produtiva, com benefícios para o setor ferroviário e para toda a infraestrutura brasileira”, afirma Heloísa Menezes, secretária do Departamento de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento.
A GE Transportation seguirá com iniciativas de fabricação local de locomotivas de carga. Um novo plano, assinado em dezembro de 2012 no BNDES, prevê a nacionalização do modelo Dash 9 em um período de três anos. Enquanto a AC44 é voltada para circulação em bitola larga, a Dash 9 opera em bitola métrica. Apenas produtos avaliados como meritórios são selecionados pelo BNDES para um processo de nacionalização. Em contrapartida, os compradores têm acesso a linhas de financiamento com condições mais atrativas, com prazo de dez anos para o pagamento e taxa de juros de 3,5% ao ano.
A empresa – Presente no Brasil desde 1962, a GE Transportation tem sido uma das maiores parceiras para o desenvolvimento ferroviário do País. A companhia também fornece equipamentos de sinalização de ferrovias e soluções para as indústrias marinha, eólica, de escavação e mineração.
Em 2011, a GE Transportation alcançou capacidade de produção de 120 locomotivas de carga por ano. Com as modificações na fábrica, superou a marca de 1,3 mil unidades produzidas no Brasil. Destas, 340 foram fabricadas na planta de Contagem no período de 2007 a 2012, sendo 232 com benefícios do BNDES e o restante voltado para exportação.
Fonte: Ipesi.
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