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Publicado em 15/04/2013
Paulo Roberto Butori tomou posse para seu sétimo mandato como presidente do Sindipeças na quinta-feira, 11, em cerimônia promovida no Clube Monte Líbano, em São Paulo. Ele destacou o amplo empenho da entidade para que seja regulamentado o regime de rastreabilidade da origem das autopeças no Inovar-Auto. E também de medidas anunciadas pelo governo em defesa do setor, como o Reintegra, a desoneração da folha de pagamentos e a certificação de autopeças pelo Inmetro.
“O setor de autopeças faz parte de uma indústria que move a economia de qualquer país em que esteja instalada. Mas para que isso funcione bem é preciso que haja harmonia entre todos os elos da cadeia produtiva”, enfatizou Butori. No comando da entidade ele tem habilidade para governar com harmonia as necessidades muitas vezes divergentes de seus associados, sejam sistemistas ou fabricantes de componentes.
Butori entende que o Inovar-Auto é considerado um divisor de águas e pode representar grande oportunidade ou mesmo ameaça para a indústria brasileira de autopeças: “Nosso trabalho consiste em mostrar ao governo com números, dados e projeções os riscos que o País corre se a produção local de autopeças continuar sendo substituída por importações”.
O dirigente explica que, além de apontar os riscos, cabe ao Sindipeças a obrigação de apresentar propostas consistentes para que o Inovar-Auto resgate a competitividade da indústria, de modo que esta retome sua trajetória de crescimento, interrompida nos últimos anos. “Sem o devido crescimento, ficamos distantes de nossos clientes montadoras nos investimentos, na produção e na rentabilidade”, relatou.
No discurso de posse, o dirigente destacou ainda as iniciativas da entidade na área de educação corporativa, com o lançamento, nas próximas semanas, do Instituto Sindipeças de Educação Corporativa, que considera uma ação tão representativa quanto foi a criação e a consolidação do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA).
Tomaram posse também os novos conselheiros, diretores regionais, representantes nas federações de indústria e suplentes do Sindipeças e da Abipeças.
A expectativa é que se encontre uma forma de rastreabilidade da origem das autopeças no Inovar-Auto. Para o setor de autopeças é importante a movimentação da economia de acordo com os elos da cadeia produtiva. E para a Rota Estratégica para o Futuro da Indústria Paranaense – Roadmapping de Metal Mêcanica, Visão 2, Pólo de Competitividade Metal Mecânica, as Políticas Públicas para criação de incentivos fiscais para fortalecimento da cadeia produtiva é uma das ações priorizadas pelos autores da rota estratégica.
Conheça a nova diretoria.
Fonte: Automotive Bussiness.
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