e receba nosso informativo
Publicado em 07/12/2012
O Paraná tem duas indústrias campeãs e quatro vice-campeãs brasileiras do Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho – PSQT 2012. O Estado ficou em primeiro lugar em número de empresas premiadas e se posicionou entre os três primeiros em empresas vencedoras. O Estado foi um destaque na solenidade de premiação, realizada na noite de terça-feira (4), na Confederação Nacional da Indústria, em Brasília.
O prêmio reconhece as boas práticas adotadas pelas indústrias para melhorar o sistema de gestão de pessoas e do ambiente de trabalho, neste ano, foi disputado por 1.552 indústrias de todo o País, que, juntas, empregam sete milhões de trabalhadores.
As paranaenses Pormade Portas Decorativas, de União da Vitória, e a Rhema Ferramentas de Precisão, de Maringá, conquistaram o primeiro lugar nas respectivas categorias e boas práticas em que concorreram. A Volvo do Brasil, de Curitiba; a MMR Serraria, de Ponta Grossa; a Indústria de Alimentos El Shadai, de Chopinzinho, e a Amcor Flexibles do Brasil, de Cambé, são vice-campeãs.
Confira mais fotos
“O excelente resultado é motivo de orgulho para o setor industrial e a sociedade paranaense”, declarou o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e diretor regional do Sesi, Edson Campagnolo. “Tivemos oito finalistas na etapa nacional, das quais seis premiadas. É importante ressaltar que o Paraná foi, também, o Estado com maior número de empresas disputando o PSQT neste ano. Isso revela que as indústrias do nosso estado estão preocupadas com a qualidade de vida dos seus funcionários e sintonizadas com o que há de mais moderno no mundo, que é entender a responsabilidade social corporativa como elementos da gestão estratégica da empresa”, afirmou Campagnolo.
“As empresas premiadas estão na vanguarda do processo de competitividade”, afirmou o superintendente do Sesi Nacional, Renato Caporali. ”O PSQT é a manifestação do compromisso do Sistema Indústria de promover a disseminação de tecnologias, processos e boas práticas que contribuam para o aumento da competitividade da indústria brasileira em consonância com a progressiva internalização, pelas empresas, das melhores práticas nos processos de trabalho”, afirmou ele.
Mais tradicional prêmio da área de responsabilidade social corporativa do Brasil, o PSQT abrange seis áreas temáticas: cultura organizacional, gestão de pessoas, inovação, educação e desenvolvimento, ambiente de trabalho seguro e saudável e desenvolvimento socioambiental.
As empresas concorrem nas categorias micro e pequena, média e grande empresa. A seleção das finalistas foi feita por especialistas em sustentabilidade indicados pelo Sesi Nacional, que avaliaram as práticas inscritas.
As empresas vencedoras receberam além do troféu PSQT, a medalha da Ordem do Mérito do Trabalho Getúlio Vargas, concedida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, por decreto do presidente da república.
Boas práticas - A Pormade ficou em primeiro lugar em “educação e desenvolvimento”, na categoria média empresa, e Rhema, de Maringá, conquistou o primeiro lugar em “desenvolvimento socioambiental”, categoria pequena empresa. “A educação é o grande diferencial de uma pessoa e faz toda a diferença dentro da empresa”, afirma Cláudio Antonio Zini, diretor presidente da Pormade. É a quinta vez que a empresa conquista o PSQT nacional. A Pormade, segundo Zini, oferta cursos gratuitos para seus funcionários e ainda oferece uma ajuda de custo para quem participa.
A Amcor, de Cambé (média empresa) é vice-campeã na prática “ambiente de trabalho seguro e saudável”. A Volvo do Brasil teve sua boa prática em “gestão de pessoas” reconhecida como a segunda melhor do Brasil. A El Shadai (categoria média empresa) e a MMR Serraria (pequena) receberam, ambas, a menção honrosa pelo segundo lugar em “inovação”.
O projeto de reciclagem de resíduos de madeira foi o que deu à MMR Serraria a posição de destaque no PSQT. Segundo o presidente da empresa, Emanoel José Rodrigues, a iniciativa é pioneira em Ponta Grossa. “O diferencial do projeto é a reciclagem de resíduos não só da empresa, mas também dos clientes”, explica ele. Os resíduos são transformados em novos produtos.
Já o projeto da El Shadai, reconhecido pelo PSQT, é o de uma inovadora massa ultracongelada para bolo inglês, que conquistou o mercado e já reflete nos resultados da empresa. O projeto foi aprovado pelo Edital de Inovação Senai/Sesi e desenvolvido em parceria com o Senai em Pato Branco e Francisco Beltrão.
Confira a lista das vencedoras:
1º lugar
Pormade Portas decorativas
(União da Vitória)
Educação e Desenvolvimento (média empresa)
Rhema Ferramentas
de Precisão (Maringá)
Desenvolvimento socioambiental (pequena empresa)
Segundo Lugar
Amcor Flexibles Brasil (Cambé)
Ambiente de Trabalho
Seguro e Saudável (média empresa)
Volvo do Brasil (Curitiba)
Gestão de Pessoas
(grande)
Indústria de Alimentos El Shadai (Chopinzinho)
Inovação (média)
MMR
Serraria (Ponta Grossa)
Inovação (pequena)
Fonte: Agência FIEP
Envie para um amigo