e receba nosso informativo
Publicado em 05/12/2012
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse nesta quarta-feira que a presidente Dilma Rousseff irá ampliar o Pronatec, programa voltado à formação profissional e tecnológica. As declarações foram feitas no Encontro Nacional da Indústria, evento promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Segundo Mercadante, será lançado o Pronatec Novas Oportunidades, abrindo espaço para quem terminou o ensino médio voltar à escola para ter o ensino técnico. Atualmente o programa permite, apenas, que os alunos façam os dois cursos simultaneamente. Quem abandonou os estudos, também poderá retornar para fazer tanto o curso regular quanto o estudo técnico.
Também serão ampliadas as vagas para egressos do sistema prisional e para reabilitação profissional por meio de convênio com os ministérios da Justiça e da Previdência.
Mercadante também voltou a defender o uso de 100% dos royalties do petróleo de novas concessões na educação. O ministro também falou da necessidade de se criar uma poupança de longo prazo, pois assim se evita a valorização expressiva da moeda e o surgimento da “doença holandesa”.
Para o ministro, o petróleo tem de ser usado para dar um salto na indústria e não para ser um “setor parasitário”. “A riqueza não pode ser utilizada para engordar a máquina pública. Precisamos ter foco. Seremos uma nação desenvolvida quando tivermos educação”, disse.
Fonte: valor
Envie para um amigo