e receba nosso informativo
Publicado em 08/10/2012
Estudo realizado pela Tendências Consultoria aponta para a recuperação gradual do setor de bens de capital ao longo de 2013. A retomada do setor deverá vir a reboque da retomada da atividade industrial interna e dissipação do pico de incertezas internacionais.
De acordo com o levantamento, o setor de bens de capital deve fechar o exercício de 2012 com forte queda (-7,9% ante 2011), mas "o indicador deverá se restabelecer em 2013, para quando projetamos alta de 9,7% frente a este ano, superando o patamar de 2011". Na opinião dos autores do estudo, Rodrigo Baggi e Marcelo Domingues, "o cenário básico para os próximos trimestres é de otimismo moderado para a indústria e maior confiança no dinamismo da economia brasileira".
Segundo eles, a expectativa de recuperação respalda-se nos seguintes fatores: (1) na perspectiva de melhora nos indicadores de atividade econômica interna (produção e investimentos); (2) no programa de incentivo à compra de bens de capital, com condições especiais de crédito e financiamento ao setor; (3) na expectativa de melhora no empenho dos investimentos públicos, como as compras governamentais (PAC Equipamentos) e investimentos relacionados aos megaeventos esportivos em 2014 e 2016; e (4) na melhora gradual do ambiente econômico externo, com recuperação significativa da economia norte-americana e "pouso suave" da economia chinesa quanto à relação entre consumo, investimentos e estabilidade política.
Ainda segundo o estudo da Tendências, a projeção para o consumo aparente (produção interna + importação - exportação) de bens de capital é de queda de 5% em 2012 e crescimento de 8% em 2013.
Fonte: usinagem brasil
Envie para um amigo