e receba nosso informativo
Publicado em 04/10/2012
Foi realizada entre os dias 26 e 29 de setembro no Expotrade Pinhais a 19º Feira da Indústria Metal Mecânica EXPOMAC. Aproximadamente 200 marcas foram apresentadas durante o evento, predominantemente representando a região sul e sudeste.
A equipe técnica dos Observatórios SESI/SENAI/IEL esteve no evento para garantir cobertura científico jornalística, incrementando o processo de vigilância tecnológica, etapa importante para o projeto de Articulação das Rotas Estratégicas para o futuro da Indústria Paranaense, nesta ocasião com foco para a indústria Metal Mecânica.
Presente na 19ª EXPOMAC - a ROMI apresentou suas máquinas de alta performance, que fabricadas com tecnologia de ponta, permitem aumento de produtividade.
Neste processo de análise de cenário produtivo, a produção das fábricas brasileiras não crescia tanto no intervalo de um mês desde maio de 2011, quando a oscilação verificada foi de 1,6%. Números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), nesta semana, registraram um crescimento de 1,5% em agosto na comparação com o mês anterior. É a maior expansão da produção industrial nos últimos 15 meses. Economistas do setor financeiro consultados na semana passada pelo Banco Central estimam que o setor industrial deve apresentar uma recuperação em 2013 em patamares de 4,1%.
A 19ª edição da EXPOMAC contou com expositores do PR, como: Cortemetal (Curitiba), Rolemax (Londrina), Modulartec (São José dos Pinhais), Totvs (Curitiba), Gasparini do Brasil (São José dos Pinhais), Metal Bands (Pinhais), ERP Sistemas (Curitiba) e Mattrifer (Campo Largo). O Sistema FIEP por meio do SENAI/PR apresentou os serviços oferecidos para o setor Metal Mecânico, entre as ofertas o SENAI Centro Tecnológico de Maringá (CTM) apresentou o serviço de prototipagem rápida, que permite aos fabricantes e designers industriais uma redução no ciclo de desenvolvimento, acelerando o lançamento de seus novos produtos. Calibração de instrumentos de medição e consultorias na área da TI foi o destaque na exposição do SENAI Londrina.
Os sinais de aquecimento da indústria metal mecânica no segundo semestre do ano colaborou também para o fechamento de negócios durante a feira. Para o sponsor da Rotas Estratégicas do Setor Metal Mecânico, vice-presidente da FIEP e presidente da comissão organizadora da Expomac, Carlos Walter Martins Pedro, a recuperação do setor ainda que tímida somadas às medidas recentes do governo federal podem impulsionar a indústria no último trimestre do ano.
“A feira técnica é o espaço ideal para o amplo debate sobre o segmento, alimentando negócios e ampliando o horizonte da indústria”, afirma Carlos Walter.
Fonte: expomac.com.br
Envie para um amigo