e receba nosso informativo
Publicado em 04/09/2012
Os dados constam da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF), divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado ficou acima da média de queda de 0,15%, prevista por 11 analistas consultados pelo Valor Data.
Na comparação com julho de 2011, a produção industrial brasileira caiu 2,9%. No acumulado do ano, o setor registra baixa de 3,7% e, em 12 meses encerrados em julho, queda de 2,5%.
Veículos
A produção de veículos automotores cresceu 4,9% em julho, ante junho, feitos os ajustes sazonais. O segmento conta desde 21 de maio com redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), benefício estendido na semana passada até outubro.
Na comparação com julho do ano passado, houve queda de 12,3% na produção de veículos e, no acumulado em 12 meses, o recuo foi de 10,8%.
Assim como o setor de veículos, o segmento de móveis também conta com redução de IPI, agora prorrogada até dezembro, mas sua produção caiu 3,1% entre junho e julho e cedeu 2,3% na comparação com o mesmo período do ano passado. No acumulado em 12 meses, contudo, houve aumento de 1,7% na produção.
Setores
A comparação entre junho e julho mostrou alta de 1% na produção de bens de capital, já com ajustes sazonais. Na mesma base de comparação, a produção de bens intermediários subiu 0,50%, enquanto a de bens de consumo duráveis subiu 0,80% e a de bens de consumo semi e não duráveis caiu 0,60%.
Em relação a julho de 2011, a produção de bens de capital recuou 9,1%, décimo primeiro resultado negativo consecutivo nessa base de comparação. A produção de bens intermediários caiu 1,7% (quinto resultado negativo consecutivo). A produção de bens de consumo duráveis recuou 2,7% (décimo primeiro resultado negativo consecutivo) e a de bens de consumo semi e não duráveis cedeu 2,3% (quarto resultado negativo consecutivo).
No acumulado do ano até julho, a produção de bens de capital caiu 12%, a de bens intermediários recuou 2,5%; a de bens de consumo duráveis caiu 8,4%, e a dos bens de consumo semi e não duráveis cedeu 0,5%.
Nos últimos 12 meses encerrados em julho, a produção de bens de capital caiu 6,6%, a de bens intermediários cedeu 1,5%, a de bens de consumo duráveis recuou 7,9% e a de bens de consumo semi e não duráveis recuou 0,5%.
Fonte: valor (Diogo Martins/Valor)
Bons tempos que a produ??o industrial crescia mais, na expectativa por melhoras na economia. Abra?os
Envie para um amigo