O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 24/03/2015
Os dez carros elétricos em uso pela Prefeitura de Curitiba há nove meses contabilizaram neste período um percurso que ultrapassou a circunferência da terra, ou seja 40.075 quilômetros.
“Demos a volta ao mundo de carro elétrico”, disse a coordenadora geral do projeto, a vice-prefeita e secretária do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves, comemorando o resultado do projeto que faz parte da política de Mobilidade Urbana Sustentável do Município.
Neste período do projeto também pode ser contabilizada a redução de aproximadamente 5 toneladas (5.142 kg) de CO2 emitidos na atmosfera da capital paranaense, com o uso de veículos movidos a eletricidade.
Sem custos para a Prefeitura, o projeto compreende dez carros disponibilizados pela Renault e Itaipu Binacional (Zoe – 5 unidades; Kangoo Z.E – 3 unidades, Twizy – 2 unidades) e mais dez eletropostos, instalados na Praça Rui Barbosa, Parque Tanguá, Parque Barigui, Secretaria de Administração, Prefeitura Palácio 29 de Março, Setran- Prado Velho e Jardim Botânico.
Mobilidade elétrica
A frota de carros elétricos da Prefeitura de Curitiba opera dentro do sistema de gestão de mobilidade elétrica inteligente - Mobi-me -, desenvolvido pela portuguesa CeiiA, que permite o monitoramento on-line, com a atualização de indicadores de energia elétrica consumida, número de viagens e distâncias percorridas, entre outras informações.
O monitoramento inclui o cálculo dos gases de efeito estufa que deixam de ser lançados na atmosfera, principalmente o CO2, já que os veículos elétricos não provocam poluição do ar e nem sonora, pois o motor é silencioso. Esses dados podem ser acompanhados no endereço eletrônicowww.ecoeletrico.curitiba.pr.gov.br
Em relação à poluição atmosférica, o projeto demonstra que o uso de carros elétricos de forma massiva contribuiria para reduzir os índices e, por consequência, também diminuir os riscos para a saúde pública. De acordo com o coordenador técnico do projeto , Ivo Reck Neto, um dos principais ganhos é a redução dos poluentes.
Destaque internacional
O projeto Ecoelétrico, da Prefeitura de Curitiba foi destaque durante a COP 20 da Conferência Climática da ONU, realizada em dezembro de 2014 em Lima, no Peru, promovida pelo ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade e a Fundação Konrad Adenauer. Selecionado entre as melhores iniciativas de sucesso na publicação Sustentabilidade Urbana, fórum que apresentou os dez casos concretos de cidades latino-americanas em busca da sustentabilidade, com exemplos das cidade de San Rafael de Heredia, Costa Rica; Curitiba, Recife e Rio de Janeiro, Brasil; Cidade do México, León e Toluca, México; Medellín e Bogotá, Colômbia; e Lima, Peru.
O projeto Ecoelétrico é uma parceria da Prefeitura de Curitiba com a Itaipu Binacional, Renault e CEIIA.
Informação de: Agência de Notícias da Prefeitura Municipal de Curitiba
Envie para um amigo