FONTE: www.energias.com.br
Curitiba pode ganhar a primeira escola com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), no nível Platinum, do Brasil. Trata-se daUnidade de Ensino do Senac no bairro do Portão, que entra em operação nesta segunda-feira (18) e está em processo final de certificação, tendo sendo reconhecida em todas as etapas anteriores, compreendidas durante as fases de projeto e obras. “Até o início de agosto deve vir a confirmação da certificação final”, afirma Ricardo Cansian, engenheiro e diretor da RAC Engenharia, empresa responsável pela construção.
Com projeto arquitetônico de Eduardo Almeida e André Leite, o espaço tem mais de 3 mil m² de área construída, distribuídos em cinco andares, além do pavimento técnico.
Conquistar a certificação LEED Platinum, concedida pela ONG Green Building Council – entidade que visa fomentar a indústria de construção sustentável -, implica executar um projeto com características de uso inteligente de recursos naturais, otimização dos materiais e eficiência de equipamentos.
“O projeto que recebemos previa muitos pontos que levavam em conta a eficiência energética. Foi preciso apenas fazer algumas adaptações para entrar no nível máximo (Platinum) da certificação”, afirma Ricardo Cansian, engenheiro e diretor da RAC.
O empresário defende que é possível implementar empreendimentos ambientalmente corretos, sem encarecer o custo da construção. “Você até pode aceitar comprar produtos mais caros desde que a tecnologia oferecida gere economia de outro lado. É possível fazer essa conta chegar próximo de zero trabalhando com materiais mais eficientes e concebendo, desde o início, prédios sustentáveis. Em outras palavras, basta planejamento e disposição”, opina.
Cansian e André Belloni, gerente de projetos da Petinelli, empresa que liderou os trabalhos de consultoria ambiental do empreendimento, listam cinco aspectos que sedimentaram a certificação do projeto.
Envie para um amigo